18/02/2019 - 17:19 - Gerais
Rio Barrento, afluente do Açude do Cego
A chuva voltou a cair no sertão nordestino, sobretudo na região de Catingueira-PB. Neste período, foram registrados quase 200 milímetros de chuva no município e em alguns sítios na redondeza, o que proporcionou uma recarga considerável para o principal manancial que abastece as cidades de Catingueira e Emas, o Açude Cachoeira dos Cegos, conhecido como Açude do Cego, acumulando mais de 5 milhões de metros cúbicos de água.
Com as fortes e constantes chuvas que continuam caindo na região, alguns agricultores já começaram a plantar, pois querem aproveitar o período de chuva, para complementar a renda familiar.
Segundo Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA), o manancial tem hoje 25,5%, ou seja, um volume de 18.362.591 milhões m³ de água. O último monitoramento da AESA é do dia (18/02). O açude tem capacidade hídrica para armazenar quase 72 milhões m³.
No último dia 15 de fevereiro deste ano o reservatório estava com 18,3%, que correspondia a pouco mais de 13,1 milhões m³. Portanto o açude Cachoeira dos Cegos, mais conhecido por açude do Cego tomou uma recarga de mais de 5 milhões m³ de água.
A reportagem do Blog do Jordan Bezerra vem acompanhando diariamente a situação dos principais mananciais da região de Patos-PB, tanto com relação aos níveis de água quanto com relação ao estado de manutenção e conservação dos açudes. Em breve estaremos trazendo novas informações sobre os mais importantes reservatórios do sertão do estado.
Blog do Jordan Bezerra
© Copyright 2018 - 2025 - Todos os direitos reservados - Painel de controle