Campeonato Carioca pode voltar na quinta com Flamengo x Bangu

16/06/2020 - 09:34 - Esportes

Compartilhe:
Campeonato Carioca pode voltar na quinta com Flamengo x Bangu

Flamengo x Bangu.jpg

 

 

O arbitral da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) ainda não marcou, pois espera aval das autoridades. Mas definiu as datas para o retorno dos jogos sem público do Campeonato Carioca - paralisado desde 16 de março por conta da pandemia do novo coronavírus.

 

 

Em reunião virtual que iniciou no final da tarde de segunda-feira e terminou na madrugada de terça-feira, dirigentes da entidade e de clubes apontaram possibilidades enquanto aguardam a aprovação por parte de autoridades governamentais e sanitárias do protocolo Jogo Seguro.

 

 

Por votação da maioria, a recomendação de Rubens Lopes, presidente da Ferj, de retomar as partidas a partir de sábado (20 de junho), foi aprovada. Porém, esta posição teve um adendo: os clubes que entrassem em acordo, poderiam antecipar em até dois dias. Desta forma, Bangu e Flamengo, duas das primeiras equipes que voltaram a treinar, toparam se enfrentar na quinta-feira (18 de junho). Este, portanto, seria o primeiro duelo a ser disputado da quarta rodada da Taça Rio.

 

 

Rodrigo Dunshee de Abranches, vice geral e da do Flamengo, comemorou a decisão em uma rede social. O Flamengo foi representado na reunião pelo diretor de futebol Bruno Spindel e Cacau Cotta.

 


A decisão, porém, está longe de selar entendimento. Botafogo e Fluminense, que se mantiveram contrários ao retorno imediato, defenderam que a bola rolasse somente em julho, o que daria mais tempo para redução do número de mortos. Mas foram votos vencidos.

 


Como ainda não concluíram os testes para a Covid-19, algo exigido pelo protocolo médico, e tampouco retomaram treinos presenciais, pela proposta aprovada, jogariam um pouco mais tarde. Com a primeira partida no dia 22. A se confirmar a obrigatoriedade de jogar sem preparação adequada, não descartam recorrer a instâncias da Justiça Desportiva e até mesmo da Justiça Comum.

 


- Como as datas marcadas (22 e 24) para o retorno dos nossos jogos são inaceitáveis, do ponto de vista da saúde de nossos atletas, não vamos a campo e vamos buscar as medidas na justiça desportiva para fazer valer o que é certo, já que se trata de um estado de calamidade pública - disse Mário.

 


- Acionei o Departamento Jurídico assim que acabou o Arbitral. O Botafogo vai buscar defender os seus interesses caso as datas apresentadas sejam confirmadas. O futebol impacta sobremaneira a vida das pessoas e a mensagem para a sociedade que se deveria passar, nesse momento, não é de competição ou disputas - acrescentou Mufarrej.

 

 

Globoesporte.com