Crises de Botafogo e Flamengo transformam clássico em decisão

04/12/2020 - 08:53 - Esportes

Compartilhe:
Crises de Botafogo e Flamengo transformam clássico em decisão

Futebol

 

 

Com apenas o Campeonato Brasileiro para disputar, nesta temporada, Botafogo e Flamengo entram em campo no próximo sábado com objetivos opostos e sabendo que vencer daqui pra frente pode garantir o futuro dos dois clubes. Enquanto os alvinegros tentam uma recuperação para deixar a zona de rebaixamento, os rubro-negros buscam a liderança. A bola rola às 17h (de Brasília), no Nilton Santos.

 

Em meio a uma grave crise financeira, o Botafogo sobrevive até o momento em 2020 devido a ajuda dos chamados "torcedores ilustres". Além de empréstimos para quitar contas básicas, como água e luz, o clube por vezes não consegue bancar a realização de jogos tanto da base quanto do profissional.

 

A grande esperança está na concretização da S/A, que caminha sem data para ser colocada em prática. O entendimento interno é de que a transformação do clube em empresa depende muito da permanência na Série A.

 

Antes de pensar nos planos para o futuro, o Botafogo tem que focar no agora. O orçamento de 2021 pode ficar comprometido e afundar ainda mais o clube na crise administrativa caso o rebaixamento não seja evitado, até porque os dirigentes contam com a verba de direitos de transmissão, por exemplo.

 

Em penúltimo lugar com 20 pontos, o Botafogo está a cinco de deixar a zona de rebaixamento e necessita mais do que o dobro de vitórias que alcançou no primeiro turno para se salvar nas 16 partidas que restam. Por isso, uma reação já no clássico é fundamental.

 

O Botafogo não vence há sete rodadas no Brasileirão e, entre os inúmeros desafios para buscar a vitória no sábado, está a mudança de técnico. Depois de três jogos com a comissão de Ramón Díaz, o Botafogo decidiu pela saída do argentino e retorno de Eduardo Barroca, que havia treinado a equipe em 2019.

 

No início de sua primeira semana de treinos com o elenco, o comandante testou positivo para Covid-19 e não estará à beira do campo. Apesar de conhecer o clube e grande parte do elenco, Barroca não teve a oportunidade de orientar seus jogadores de perto antes do confronto decisivo com o Flamengo.

 

A pressão ultrapassa os muros de General Severiano. Torcedores tem feito cobranças e protestos ao elenco por uma recuperação no campeonato. Em conversa com atletas e dirigentes nesta semana, eles colocaram uma vitória contra o Flamengo como crucial tendo em vista as eliminações recentes do rival.

 

 

Globoesporte.com