Análise: na vitória do alívio, um resultado mais psicológico do que matemático

22/06/2018 - 18:27 - Esportes

Compartilhe:
Análise: na vitória do alívio, um resultado mais psicológico do que matemático

Thiago Silva comemorou a vitória que tira peso das costas da Seleção (Foto: André Mourão / MoWA Press)

Foi sofrido, com direito a dois gols nos acréscimos. Foi nervoso, com bola na trave, goleiro rival fazendo boas defesas e até pênalti anulado pelo VAR. Mas a vitória por 2 a 0 sobre a Costa Rica ajudou a tirar um peso das costas da Seleção. Depois da desconfiança pelo empate contra a Suíça na estreia e da ansiedade até o primeiro gol nesta sexta-feira, o roteiro da partida em São Petersburgo apresentou um resultado mais psicológico do que matemático. Tudo resumido em apenas uma palavra: alívio.

 

''Tiramos um grande peso das costas com essa vitória. Gera um alívio, uma confiança maior para o próximo jogo, de entrar em campo mais tranquilo'', disse Thiago Silva.

 

Era esse o sentimento de Philippe Coutinho, Tite, Neymar e companhia (além de mais 200 milhões de brasileiros) quando a finalização do camisa 11 estufou a rede do goleiro Navas aos 46 minutos do segundo tempo. Um empate não seria desastroso em termos de classificação para as oitavas de final, mas aumentaria a pressão e o caráter decisivo da partida contra a Sérvia. A vitória, por sua vez, deixa o clima mais leve e tem tudo para melhorar o desempenho da equipe.

- Se tivesse sido empate, tentariamos fazer a mesma coisa (contra a Sérvia), mas seria mais difícil. A equipe manteve um equilíbrio muito grande nesse jogo e acreditou até o final - frisou o camisa 2.


Globoesporte