11/03/2021 - 11:38 - Esportes
Flamengo Sub-20
Pelo segundo ano seguido, Mauricio Souza teve o desafio de dar um passo à frente na carreira e comandar um time alternativo do Flamengo no início do Campeonato Carioca. Em 2021 a tarefa tem sido satisfatória, com duas vitórias em dois jogos e nenhum gol sofrido. Para ele, a troca de ideias com Rogério Ceni e a liberdade dada pelo técnico da equipe profissional foram fatores importantes para a execução do projeto.
- Rogério é um ser humano fantástico, tem me dado apoio e força, me deixado bem à vontade. Eu tenho trocado bastante com ele. Ele vem me dando ideias importantes para esse momento, trazendo para mim um conhecimento de anos como atleta. Mas o mais importante foi a forma como ele me recebeu, me deixando muito à vontade para que continuasse tocando o projeto do Carioca, para fazer minhas escolhas. Sem dúvida estou muito feliz, da forma como ele chegou me tratando e me deixando bem livre para poder continuar tocando o projeto - disse Mauricio ao ge.
Nas conversas com Ceni, que antecipou seu retorno das férias e voltou ao trabalho na última segunda-feira, Mauricio vem passando informações dos jovens jogadores do sub-20, mas também coletando ideias de jogo para que possa imprimir à equipe um modelo similar ao que o time profissional utiliza.
O processo, claro, não é simples. É preciso ter jogadores de características similares. O Flamengo de Mauricio, por exemplo, vem jogando num 4-3-3-, com um volante à frente da zaga e dois meias alinhados. O desenho é diferente do utilizado por Ceni, que variou entre o 4-4-2 e o 4-2-3-1 no Brasileiro. Mas as ideias a serem assimiladas pelos atletas são parecidas.
- Nós precisamos de peças parecidas, mas não tenho a menor dúvida que a base tem que se espelhar em como joga o profissional, até para facilitar o trabalho do treinador quando o atleta subir. Esse momento com o Rogério pôde me esclarecer muitas coisas. Claro que eu vejo o time do Flamengo jogar, estou ligado na forma. Mas tem sempre um detalhe ou outro que passa. Esse momento de troca foi muito importante para a gente tentar traduzir isso na prática, de forma mais fidedigna.
No próximo domingo, o Flamengo enfrenta o Fluminense no Maracanã, pela terceira rodada do Campeonato Carioca. Será o último jogo do time alternativo rubro-negro. Depois disso, Mauricio Souza entregará novamente o comando.
Globoesporte.com
© Copyright 2018 - 2025 - Todos os direitos reservados - Painel de controle