Fluminense tem missão de impedir sequência de vices e voltar a vencer o Flamengo em decisão após quase 27 anos

29/03/2022 - 12:16 - Esportes

Compartilhe:
Fluminense tem missão de impedir sequência de vices e voltar a vencer o Flamengo em decisão após quase 27 anos

Flamengo x Fluminense.jpg

 

 

 

Em meio a um momento conturbado, o Fluminense encara o Flamengo na final do Campeonato Carioca com muito mais que a taça e a recuperação da confiança do time em jogo. A equipe de Abel Braga tem a missão de quebrar a sequência de derrotas para o rival em decisões estaduais – o Flu perdeu em 2020 e 2021 – e voltar a bater os rubro-negros após quase 27 anos.

 


A última vez que o Fluminense venceu o Flamengo em uma decisão foi na partida lendária de 1995. Apesar de constar na memória coletiva como uma final, não era exatamente isso. O campeonato daquele ano levou os quatro melhores times de dois grupos para um octagonal que definiria o campeão. A última rodada, a dupla Fla-Flu era quem tinha chances de levar o caneco, e o jogo do "gol de barriga" definiu o campeão.

 

 

No ano de seu centenário do Flamengo, o clube fez grande investimento no elenco, contando com jogadores como Romário, vindo do Barcelona e eleito o melhor jogador do mundo eleito pela Fifa depois do título da Copa do Mundo de 1994, além de Branco e a revelação Sávio. Já o Fluminense vinha de um período de “vacas magras”, sem títulos desde 1985 e com elenco mais humilde, cuja estrela principal era Renato Gaúcho.

 


Renato Gaúcho abriu o placar para o Fluminense aos 30 minutos do 1º tempo, e Leonardo ampliou aos 42. O Flamengo reagiu na segunda etapa. Romário fez seu primeiro gol contra o Tricolor na carreira, aos 26, e seis minutos depois Fabinho igualou o placar. O empate daria a taça ao Fla, mas o "gol de barriga" de Renato veio aos 41, mas na súmula o gol foi anotado para Aílton, autor do chute. O Fluminense venceu por 3 a 2 e conquistou o título que ficou marcado na memória e nos corações tricolores.

 


De lá para cá, o Tricolor não teve a mesma sorte. Foram três decisões contra o Rubro-Negro e três vice-campeonatos: em 2017, 2020 e 2021. A missão, agora, é impedir um terceiro vice-campeonato seguido. O Flu vem de uma sequência de três vitórias sobre o Flamengo, para quem não perde desde maio do ano passado, justamente na decisão da competição.


 

Globoesporte.com