Com Teddy Riner desempatando série, França vira sobre Japão e é ouro no judô por equipes

03/08/2024 - 17:18 - Esportes

Compartilhe:
Com Teddy Riner desempatando série, França vira sobre Japão e é ouro no judô por equipes

 

Um roteiro digno de cinema encerrou a disputa do judô por equipes nas Olimpíadas de Paris 2024. França e Japão se enfrentaram na final, com os franceses revertendo uma desvantagem de 3 a 1 para faturar a medalha de ouro. A luta de desempate contou com o ídolo do país, Teddy Riner, saindo vitorioso, transformando o Campo de Marte numa verdadeira apoteose.

 

O Japão começou a série final abrindo vantagem com a vitória de Sanshiro Murao sobre Maxime-Gaël Ngayap Hambou, na categoria -90kg masculino, por ippon no golden score. Os japoneses ampliaram a vantagem com Rika Takayama no +70kg feminino, derrotando Romane Dicko, que também é destaque francesa na modalidade, com um waza-ari.

 

A terceira luta foi da lenda Teddy Riner, contra Tatsuru Saito, com vitória do francês por ippon no golden score. O triunfo francês na categoria +90kg masculino diminuiu a desvantagem para os japoneses para 2 a 1.

 

Só que na quarta luta, no -57kg feminino, a japonesa Natsumi Tsunoda venceu Sarah Leonie Cysique por ippon e deixou o time a uma vitória do ouro.

 

E com o match point do Japão, coube a Joan-Benjamin Gaba, da França, salvar o time diante do japonês Hifumi Abe, na categoria -73kg masculino. Um ippon no golden score diminuiu a desvantagem.

 

Depois quem roubou a cena foi a torcida francesa no Campo de Marte. Foi com o apoio das arquibancadas que a francesa Clarisse Agbegnenou venceu Miku Takaichi com um waza-ari no golden score. Os gritos vindos das arquibancadas foram fundamentais na vitória que empatou a série.

 

Por fim, quis o destino que o sorteio indicasse a final dos sonhos para os franceses. Teddy Riner voltou a enfrentar Tatsuro Saito (90kg+) e fechou a virada francesa com um ippon, depois de mais de seis minutos de luta, para dar o bicampeonato à França por equipes, repetindo Tóquio 2020.

 

A outras duas disputas por medalhas do dia no judô também foram definidas no desempate. A Alemanha ficou com o bronze ao derrotar a Coreia do Sul, e o Brasil venceu a Itália para garantir mais um bronze nos Jogos.

 

Ge