Conheça Al Hilal e Espérance: os dois possíveis adversários do Flamengo no Mundial de Clubes

25/11/2019 - 19:14 - Esportes

Compartilhe:
Conheça Al Hilal e Espérance: os dois possíveis adversários do Flamengo no Mundial de Clubes

Mundial de Clubes.jpg

Campeão da Libertadores, o Flamengo terá em dezembro finalmente a chance de dar "o mundo de novo" à sua insistente torcida. O Rubro-Negro estreia no Mundial de Clubes do Catar na semifinal do dia 17, contra um adversário que sairá do confronto entre Al Hilal, clube da Arábia Saudita campeão da Champions da Ásia, e Espérance, time da Tunísia que faturou a última edição da Champions da África.


Sauditas e tunisianos vão se enfrentar no dia 14, às 12h (de Brasília), no Estádio Jassim Bin Hamad pelas quartas de final do Mundial do Catar. O que o Flamengo terá pela frente na semifinal?


O Al Hilal foi a última equipe que Jorge Jesus treinou antes de chegar à Gávea e tem no elenco um velho conhecido da torcida rubro-negra, enquanto o Espérance é uma potência africana que dá as cartas no futebol do seu país e possui experiência em Mundiais.


Al Hilal (Arábia Saudita)

 

O clube ganhou o direito de disputar o Mundial ao conquistar no último domingo a Liga dos Campeões da Ásia com vitória por 2 a 0 sobre o Urawa Red Diamonds, do Japão, no segundo jogo da final (veja abaixo os melhores momentos) - o jogo de ida também terminou com vitória para os sauditas, mas por 1 a 0. O Al Hilal foi o último clube em que Jorge Jesus trabalhou antes de chegar ao Flamengo: o português ficou sete meses no comando da equipe e conquistou, nesse tempo, apenas a Supercopa Saudita. E sabe quem joga lá? Gustavo Cuéllar. O ex-rubro-negro não disputou a Champions porque foi contratado após o prazo de inscrição para a competição. Mas vem sendo titular na liga nacional e certamente vai jogar o Mundial.


O formato do torneio asiático prevê separação por regiões nas chaves. Assim, a final sempre é disputada por um time do Oriente Médio e um do Extremo Oriente. Esta última região levou a melhor na decisão de 2012 a 2018, com títulos de equipes de China, Japão e Coreia do Sul (além de uma da Austrália). Por isso, o Al Hilal conseguiu a façanha de ser o primeiro time do Oriente Médio a levantar a taça desde 2011, quando o Al Sadd, do Catar, conquistou o torneio.


O título deste ano é o terceiro do Al Hilal na Champions asiática - também garantiu a taça em 1992 e 2000. Além disso, o clube tem 15 conquistas na liga saudita, sendo o maior campeão do torneio.