03/05/2018 - 15:58 - Gerais
Nas últimas semanas está acontecendo um surto de dengue em Coremas, gerando muita preocupação na população e entre as autoridades locais.
Com as chuvas caídas nos últimos meses na região aumentaram os focos do mosquito e a Secretaria de Saúde de Coremas tem intensificado o trabalho do fumacê e as campanhas de conscientização.
Muitos são os casos de pessoas com dengue na cidade e no domingo passado, 29/04, o técnico em Enfermagem João Paulo, de 37 anos, muito conhecido na cidade, morreu em decorrência de uma dengue hemorrágica, um tipo mais agressivo da doença e que provoca alterações na coagulação sanguínea.
Na terça-feira, 01/05), circulou na rede social WhatsApp um vídeo gravado numa baía para cavalos no bairro Alto da Boa Vista, onde mostra um grande foco do mosquito. O vídeo pode ser visto abaixo.
Ontem (quarta, 02/05) a Prefeitura de Coremas divulgou nas redes sociais um banner com o seguinte teor: “A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros. Com ajuda de todos, venceremos está guerra contra o mosquito Aedes Aegypti.”
Segundo as autoridades municipais de saúde tudo o que é possível ser feito já vem sendo feito: “Conscientização da população, vídeo nas redes sociais, contratamos dez pessoas da limpeza pública para trabalhar vistoriando os terrenos baldios e contratamos mais cinco pessoas para trabalhar como Agentes Comunitários de Combate às Endemias. Essa parte de conscientização vem sendo feita de forma intensa, estamos movimentando a cidade; o carro fumacê tem atuado em toda a cidade e já está entrando no segundo ciclo, então o trabalho vem sendo feito e cada vez procuramos orientar mais as pessoas para que elas possam nos ajudar fazendo a sua parte, evitando água parada e tomando as devidas precauções”, disse Jainara Gomes, coordenadora da Atenção Básica.
O secretário de Saúde Edilson Pereira disse que larvicida está sendo utilizado para eliminar os focos do mosquito nas caixas d’água, casa a casa. Bombas costais estão sendo utilizadas.
A prefeita Chaguinha de Edilson (PDT) tem solicitado o apoio da população e disse que vai continuar fortalecendo o trabalho de combate ao mosquito, inclusive ela vai tentar conseguir, junto à Fundação Nacional de Saúde (Funasa), um técnico para trabalhar junto aos Agentes de Endemias e à vigilância sanitária.
Folha Patoense
© Copyright 2018 - 2025 - Todos os direitos reservados - Painel de controle