Hospitais de Patos vão intensificar programa Opera Paraíba, que irá beneficiar 300 pessoas de 24 municípios; ouça

16/09/2021 - 10:03 - Gerais

Compartilhe:
Hospitais de Patos vão intensificar programa Opera Paraíba, que irá beneficiar 300 pessoas de 24 municípios; ouça

Hospitais de Patos vão intensificar programa Opera Paraíba, que irá beneficiar 300 pessoas de 24 municípios

Aniversário Patos PB

 

O diretor do Complexo Hospitar de Patos, Francisco Guedes, contou ao Blog do Jordan Bezerra na manhã desta quinta-feira (16), que o Programa Opera Paraíba será intensificado em Patos.

 

Os três diretores das unidades de saúde do estado em Patos; Francisco Guedes, do Hospital Regional, Isabella Cristina, do Hospital Infantil e Railda  Gomes, da Maternidade Dr. Peregrino Filho, se reuniram na tarde desta quarta-feira (15) com a Gerente da 6ª região de saúde, Liliane Sena, para definir detalhes da ampliação dos serviços do projeto ‘Opera Paraíba’, em Patos.

Portanto,  nesta quinta-feira, sexta e sábado, haverá um mutirão de cirurgias de Catarata na cidade. Os procedimentos serão realizados no Hospital do Bem, nos turnos da manhã e tarde. Neste primeiro momento serão contemplados 300pacientes, de 24 municípios da região, sendo 100 a cada dia. O serviço não vai atrapalhar as atividades do Hospital do Bem que, nestes três dias, manterá sua rotina de atendimentos aos pacientes do ambulatório e os que tiverem agendadas sua sessão de quimioterapia.

 

“O projeto Opera Paraíba era um projeto esperado e sonhado por Patos e todo nosso território há muitos anos e agora os três hospitais se reuniram e estão se organizando, para aos poucos, ir abraçando esse projeto. A maternidade já iniciou a sua etapa e realizou na semana passada algumas cirurgias. Hoje ,quinta-feira, amanhã sexta e sábado, dia 16, 17 e 18 de setembro nós estamos abraçando o projeto do Opera Paraíba através de cirurgias de catarata. Essas cirurgias são realizadas por uma equipe de médicos oftalmologistas contratados pela Secretaria de Saúde do Estado através de uma empresa. Eles vêm até o nosso espaço físico montam toda sua estrutura e realizam o grande mutirão de cataratas. […] Essas cirurgias irão contemplar a cidade de Patos e os demais 23 municípios que compõem a 6ª Região de Saúde,” afirma o diretor do Hospital Regional de Patos, Francisco Guedes.

 

Francisco Guedes continua explicando como pretende organizar e dividir, a caráter, as cirurgias nos polos médicos da cidade:

 

“O projeto do Opera Paraíba ele é um projeto que se estenderá de agora em diante, dentro do nosso território. […] Nós atuamos algumas ideias, estaremos direcionando a Secretaria de Saúde do Estado na próxima semana, para que o Hospital Infantil fique com a parte de cirurgias infantil, parte de cirurgias de otorrino e outras cirurgias que envolvem a parte pediátrica será com o infantil. A maternidade cuidará da parte ginecológica e obstétrica, e o regional cuidará das demais cirurgias eletivas, a exemplo, uma hérnia, uma vesícula, e com isso nós estaremos com nosso território totalmente completo em cirurgias para atender aos nossos cidadãos e acabar definitivamente com o sofrimento da nossa população ter que se deslocar para outra cidade, outro território, para realizar um procedimento cirúrgico de uma cirurgia eletiva” disse Guedes.

 

Explicou que o programa está iniciando em Patos e vai beneficiar mais 24 municípios.


“Então, esse projeto ele está se iniciando dentro do nosso território e a nossa perspectiva é que ele continue essas cirurgias que ocorrerão hoje, amanhã e sexta feira elas se darão no Hospital do Bem, na nossa unidade em anexo, onde funciona a parte da unidade oncológica. Lá nós utilizamos o espaço de três consultórios para que os nossos médicos oftalmologistas contratados se instalem nesses consultórios e realizem esses procedimentos. Convém ressaltar que não haverá nenhuma interrupção dos tratamentos dos nossos pacientes oncológicos”, expressou o Diretor.

 

Blog do Jordan Bezerra/ Saúde


Áudios