Prefeitura Patos

Lamento ausência dos deputados na ALPB, apenas 2 compareceram na audiência sobre o Autismo, diz representante da ASPAA; ouça

28/04/2022 - 21:05 - Gerais

Compartilhe:
Lamento ausência dos deputados na ALPB, apenas 2 compareceram na audiência sobre o Autismo, diz representante da ASPAA; ouça

Prefeitura Patos

 

O mês de abril é de conscientização do Autismo,  e é celebrado no Brasil. Vários personagens defendem uma maior conscientização da população acerca desse tema, que é tão pertinente para a sociedade. Câmara de vereadores e associações vêm debatendo sobre isso durante todo o mês de abril. 

 

No dia 28, pela manhã, foi debatido pela Assembleia Legislativa, Casa Epitácio Pessoa, mas o inesperado foi a falta de respeito, segundo a ex-presidente da ASPAA (Associação de Pais e Amigos de Autistas em Patos) que se fez presente, Jossely de Oliveira, que comentou que apenas dois deputados estiveram presente, de um total de 36 deputados da Assembleia. A representante reclamou da falta de atenção e respeito por parte da Casa, que se diz representante do povo.


"Foi de total decepção a nossa reação. Decepção mesmo. Tinha um autista sequer falando, não tinha um autista sequer presente na audiência. Eu falei com o deputado após a audiência, cobrei protagonismo autista numa audiência pública como essa e ele disse que tinha convidado um autista, mas ontem a mãe tinha ligado dizendo que ele não ia poder comparecer. Por que não convidou mais autistas? João Pessoa tem autistas que falam sobre o autismo, que podem representar bem a causa e cadê essas pessoas, os adolescentes autistas, as crianças autistas que podiam estar presentes na audiência também, que podem falar por si."


A representante continuou afirmando a necessidade de voz desse grupo na sociedade.

 

"Uma audiência pública sobre autismo sem o protagonismo autista, sem a voz autista. Teve a voz das famílias que é importante, mas não são autistas, não vivem na pele o preconceito, a discriminação, a falta de suporte, a falta de cuidados do poder público."

 


Então fica essa cobrança. Muitas falas foram capacitistas, um problema que a gente enfrenta muito, não só com autismo, que é o preconceito contra a pessoa deficiente. Então a gente está precisando evoluir muito, em muitos aspectos como sociedade, como legisladores, representantes do povo. Se a gente quer defender tanto a causa, a gente precisa dar voz a essas pessoas. Outra coisa que a gente lamenta e que foi gritante na audiência que foi a ausência de deputados, de 36, apenas dois estavam presentes, destacou Jossely.


 

Blog do Jordan Bezerra


Áudios

Áudio cedido por Paulo Costa da Rádio Arapuan Patos