Prefeitura Patos

Secretária Manoella Rodrigues garante que catadores não ficarão desamparados com fim do lixão de Patos; ouça

25/10/2022 - 20:02 - Gerais

Compartilhe:
Secretária Manoella Rodrigues garante que catadores não ficarão desamparados com fim do lixão de Patos; ouça

Prefeitura Patos

 

A Prefeitura de Patos resolve homologar o pregão presencial nº 33/2022 com a empresa vencedora do certame e que trabalhará com a destinação dos resíduos sólidos. O referido pregão tem como objetivo a contratação da empresa especializada licenciada denominada MARCA para a execução de serviços de recepção e operação em transbordo, transporte e destinação final de resíduos sólidos classe IIA, (NÃO INERTES), gerados pelo município. A empresa vencedora possui um aterro sanitário no município de Sousa, sendo que todo o lixo coletado em Patos será feita a separação do material reciclado e, posteriormente, para o aterro naquele município.

 

Um dos questionamentos que permaneceram foi em referência às quase 50 famílias independentes, que sobrevivem exclusivamente do lixão patoense, que não pertencem a nenhuma associação de catadores. Baseado nisso, o Blog do Jordan Bezerra conversou com a secretária de meio ambiente do município de Patos, Manoella Rodrigues, que tranquilizou aos catadores ao afirmar que será criada uma nova associação de acolhimento a esses trabalhadores. Falou também sobre um processo de coleta seletiva antes do envio dos dejetos para o aterro, para que os catadores tenham o direito de selecionar o lixo, baseado na conscientização popular.



“Com relação aos catadores, nós já conseguimos fazer outra associação que é a Recicla, e que essa associação também irá receber todo um auxílio, assim como a ASCAP. A nossa intenção é que, através dessa ecogincana tenham esse incentivo para a coleta seletiva e que as pessoas colaborem para que a gente possa fazer a coleta seletiva no nosso município, dividindo o nosso município por zona,” esclareceu a secretária.

 

 



Sobre o projeto da coleta seletiva para conscientização popular, a secretária Manoella afirmou que a campanha já existe nas escolas e deve ser ainda mais efetivada publicamente após a destinação do lixo da cidade para o aterro sanitário.



“Já existe a campanha, que a gente começa a partir da ecogincana, pedindo que as pessoas façam essa coleta seletiva, tendo em vista que, mesmo de modo informal, os catadores no dia de coleta comum já passam recolhendo aquilo que é reciclável. Então a ecogincana também vem a somar. Quinta-feira será a entrega da premiação das escolas que ganharam a ecogincana, já é o segundo ano, a gente está com um número bem maior de material coletado. Então isso já é um incentivo para a população, para que eles possam começar e ter como hábito essa separação e essa triagem desse material.”



Blog do Jordan Bezerra


Áudios