Médico fala do Transtorno de Personalidade Bordeline e vereador de Patos apresenta Projeto sobre tema; ouça

16/05/2023 - 22:15 - Gerais

Compartilhe:
Médico fala do Transtorno de Personalidade Bordeline e vereador de Patos apresenta Projeto sobre tema; ouça

 

O advogado e radialista Dr. Corsino Neto discorreu na tarde desta terça-feira, dia 16 de maio, durante o Programa 60 Minutos da Rádio Arapuan de Patos, acerca do tema do Transtorno de Personalidade Boderline. Para demonstrar a importância do projeto, o advogado contou com a participação, durante o programa, do Dr. Hugo Martins, médico, mestre e doutor em neuropsiquiatria pela UFPE, especialista em Transtorno de Personalidade Borderline, que explanou a existência desse transtorno no contexto contemporâneo.



“O transtorno da personalidade Boderline é muito importante porque a prevalência dele na população é maior que 1%, e é uma patologia que está muito estritamente associada à ideação suicida crônica. Até 80% das pessoas que sofrem com transtorno da personalidade Boderline eles tentam suicídio pelo menos uma vez na vida. […] É uma patologia que é desconhecida, não só da população em geral, mas inclusive por profissionais de saúde e até mesmo de saúde mental”, dissertou o médico.



Durante a entrevista o Dr. Hugo Martins destacou a necessidade de se conhecer mais profundamente detalhes desse transtorno e os benefícios que esse conhecimento traria para a sociedade.



“Nessa patologia, a impulsividade é muito acentuada. […] Tem uma construção dessa patologia que é exatamente a genética junto com eventos adversos da infância, a saber, negligência dos pais, abuso físico, abuso sexual, abuso psicológico, os traumas infantis em geral, quando associado a questões genéticas originam a patologia, que geralmente se inicia na adolescência”, explicou o médico. 



Sobre esse tema, o vereador da cidade de Patos Ítalo Gomes apresentou um projeto de lei, que visa melhorar as condições de vida das pessoas com Transtorno de Personalidade Boderline, bem como seus familiares e amigos, através do melhor atendimento dessas pessoas por meio de terapia farmacológica e psicoterapia. Na justificativa do seu projeto, o vereador declara:



“Essa categoria traduz uma série de padrões comportamentais atípicos em relação ao comportamento social tido por comum; porém, de modo muito acentuado e patológico, o que causa prejuízos e sofrimento a pessoa que tem o transtorno e as que com ele convive, diferindo de um simples traço de personalidade. […] Por tudo que expomos vê-se que o TPB acarreta dificuldades de convívio e instabilidade social, seja para o paciente, seja para as pessoas a seu redor, o que causa sofrimento e prejuízos de diversas ordens, sendo que a melhor forma de lidar com esse distúrbio ou com um individuo que o tenha é sabendo que não se trata de um traço de personalidade "egoísta, manipuladora ou irresponsável", mas sim de um transtorno da personalidade e que é tratável. Assim sendo, é o presente projeto de lei uma contribuição efetiva deste Poder Legislativo para a melhoria de vida das pessoas com Transtorno de Personalidade Borderline, seus familiares e amigos, bem como para toda a sociedade, pelo que esperamos contar com o apoio dos demais pares desta Casa para aprovar tão importante texto legislativo e promover justiça social.”



Blog do Jordan Bezerra


Áudios

Áudio Dr. Hugo Martins

Documentos