Médico patoense André Longo é nomeado por Lula como presidente da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS

30/12/2023 - 01:22 - Gerais

Compartilhe:
Médico patoense André Longo é nomeado por Lula como presidente da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS

 

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou mudanças importantes na Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AGSUS). O médico André Longo, ex-secretário de Saúde de Pernambuco, assumirá o cargo de diretor-presidente, acompanhado pelos novos diretores Luciana Maciel de Almeida Lopes e Williames Pimentel de Oliveira.

 

A diretoria da AGSUS terá um mandato de três anos, conforme os decretos publicados no Diário Oficial da União de segunda-feira (2). André Longo, cardiologista com mais de 28 anos de experiência, expressou gratidão pela indicação e enfatizou sua dedicação em arrumar a casa desde que assumiu como diretor-técnico interino em março de 2023.

 

“Agradeço a confiança pela indicação. Estou muito feliz de poder dar continuidade e agora liderar um trabalho que já vinha realizando dentro da agência. Passei os últimos oito meses como diretor-técnico interino ajudando a arrumar a casa”, diz André Longo.

 

O novo diretor-presidente destaca o foco na elaboração de um novo contrato de gestão com o Ministério da Saúde para enfrentar desafios operacionais, visando a um SUS mais potente e eficiente.

 

“Havia inconformidades que comprometeram a melhor execução do programa. Havia ainda irregularidades administrativas. Já sanamos diversos problemas deixados pela gestão passada, mas ainda é preciso resolver alguns outros e vamos trabalhar para garantir as soluções com eficiência e brevidade”, garante. 

 

Natural de Patos, na Paraíba, mas dedicado a Pernambuco, André Longo tem uma trajetória marcada por seu comprometimento com a saúde pública. Ele foi eleito duas vezes presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco, presidiu o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco e, entre 2012 e 2015, foi presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

 

Na resposta à pandemia da COVID-19, Longo coordenou as ações em Pernambuco, alcançando resultados significativos, como uma das menores taxas de mortalidade pela COVID-19 no Brasil.

 

A AGSUS, agora sob nova estrutura, continuará a promover o Programa Médicos pelo Brasil, ganhando novas atribuições, incluindo a execução das políticas de Atenção à Saúde Indígena.

 

Além de André Longo, Luciana Maciel assume como diretora-técnica, trazendo sua experiência no departamento de Apoio à Gestão Primária à Saúde do Ministério da Saúde. Williames Pimentel, ex-secretário de Saúde de Porto Velho e de Rondônia, será o diretor-administrativo, contribuindo com 44 anos de vida pública.

 

“Após quase um ano de muitas lutas e a retomada do Programa Mais Médicos, assumo esta importante missão, com muita satisfação e entendendo o tamanho do desafio que nossa ministra Nísia Trindade me atribuiu. Penso que a agência pode ser fortalecida, ampliada e consolidada a partir dos interesses e princípios do SUS, e todo o nosso esforço será neste sentido”, declara Luciana.

 

Essa nova composição da diretoria reforça o compromisso com a eficiência, transparência e fortalecimento do SUS, visando proporcionar uma assistência de qualidade nos diversos cantos do Brasil.

 

Blog do Jordan Bezerra 

Com informações do Polêmica Patos