13/04/2024 - 11:42 - Gerais
Pedro Filho, gerente da CAGEPA em Itaporanga, Vale do Piancó, divulgou que o Açude Cachoeira dos Alves, fonte de abastecimento da cidade, começou a sangrar oficialmente às 8h desta sexta-feira, dia 12 de abril, marcando o 7⁰ ano consecutivo do fenômeno.
As águas excedentes do manancial fluem através do sangradouro em direção ao Riacho Cachoeira dos Alves, que deságua no Rio Piancó e alimenta o Complexo Coremas Mãe D’água.
A expectativa é de que o volume aumente ao longo do dia, atingindo cerca de meio metro de altura até sábado (13), conforme relatado por Pedro.
Inicialmente projetado para 12 milhões de metros cúbicos, o Açude Cachoeira dos Alves agora tem capacidade reduzida para 10,6 milhões de m³ devido ao assoreamento, conforme explicou o gerente da CAGEPA.
Equipes da CAGEPA estão supervisionando o processo de sangria e alertam os visitantes sobre os perigos.
“A gente pede que as pessoas que venham olhar, venham com cautela, porque a descida do sangradouro é muito alta, tem muita rocha, evitem trazer crianças para essa área!”, disse.
Com a sangria do Açude Cachoeira dos Alves, o número de reservatórios no Sertão atingindo a capacidade máxima em 2024 chega a 16.
Blog do Jordan Bezerra
Com informações do Diário do Sertão
© Copyright 2018 - 2024 - Todos os direitos reservados - Painel de controle