14/08/2024 - 20:05 - Gerais
O Frei Alberto, de São José de Espinharas entrou em contato com o Blog do Jordan Bezerra nesta quarta-feira, dia 14 de agosto, para denunciar o atendimento da recepção da Unidade Básica de Saúde Francisco Wanderlei, localizada no município.
Segundo ele, foi atendido de modo desrespeitoso, e ao recorrer à gestão municipal recebeu a resposta que uma atitude seria tomada, porém a funcionária continua em seu cargo.
O Frei emitiu uma nota de repúdio sobre o caso:
NOTA REPÚDIO
'Venho a público manifestar meu veemente repúdio ao atendimento da Recepção da Unidade Básica de Saúde FRANCISCO WANDERLEI – SÃO JOSE DE ESPINHARAS, que no dia de ontem (13/08/2024), realizou um entendimento desrespeitoso, fugindo de toda ética profissional e de uma saúde humanizada. A minha MÃE Edilene Medeiros, que foi até a consulta com a enfermagem para apresentar o resultado de um exame solicitado e durante a consulta com a profissional de enfermagem, a recepcionista da unidade interrompeu a consulta com palavras desrespeitosas e grosseiras, fazendo-a perder a garantia da “universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência e também da igualdade da assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie”, como diz a lei LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.
Esse ocorrido que causou uma situação tão constrangedora, fazendo com o que era apenas um atendimento de retorno para entrega de exames e acabou resultando na necessidade de uma internação hospitalar e a realização de um procedimento de cateterismo com urgência em minha mãe.
Manifesto minha indignação, como também promovedor de uma saúde de qualidade, respeitosa e humanizada, que não aceita que essas atitudes interfiram num atendimento que é de direito de qualquer pessoa. Como diretor de uma unidade hospitalar, jamais admito que nossos pacientes sejam destratados, ou tratados com tamanho desrespeito e falta de ética.
Solicito que ninguém se cale, “a saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício”.
É importante salientar que, quando se diz DEVER do estado não consideremos apenas os deverem financeiros, mas sim, também, os direitos de atendimento com educação, respeito, humanização e ética.
Desejo que atitudes como essas não se repitam na nossa tão queria São Jose dos Espinharas, do qual me orgulho em dizer que sou filho dessa terra.
Atenciosamente
Gilberto de Medeiros Jr.'
O Blog do Jordan Bezerra deixa o espaço aberto caso a prefeitura de São José de Espinharas queira se manifestar acerca da denúncia.
Blog do Jordan Bezerra
© Copyright 2018 - 2026 - Todos os direitos reservados - Painel de controle