Santa Missa marca abertura do centenário de nascimento de dom Gerardo na Diocese de Patos
03/12/2024 - 15:36 -
Gerais
Santa Missa marca abertura do centenário de nascimento de dom Gerardo na Diocese de Patos
No dia 1° de dezembro, o bispo diocesano de Patos-PB, dom Eraldo Bispo da Silva, presidiu a celebração da Eucaristia do 1º Domingo do Advento na Igreja Catedral de Nossa Senhora da Guia, em Patos. A celebração foi marcada pela abertura do centenário de nascimento de dom Gerardo Andrade Ponte (1924-2024).
Durante a celebração, dom Eraldo destacou o lema episcopal de dom Gerardo, “tudo pelo evangelho”, enfatizando a profunda dedicação do bispo em favor de seus irmãos e irmãs. Ele ressaltou como dom Gerardo utilizou sua saúde e juventude para o serviço pastoral, sempre comprometido com a missão de evangelizar e cuidar das necessidades do seu rebanho.
A celebração contou com a presença de membros do clero diocesano ordenados por dom Gerardo, além do Pe. Josenildo Nunes, da Diocese de Afogados da Ingazeira-PE, que concelebrou a Santa Missa. Dom Eraldo mencionou a amizade entre dom Gerardo e dom Francisco Austregésilo de Mesquita Filho (1924-2006), bispo diocesano de Afogados da Ingazeira que é celebrado pela diocese irmã no Regional Nordeste 2 da CNBB.
Após a homilia, o Pe. Luciano Dias de Morais, Vigário Paroquial em Santa Terezinha-PB, fez uma reflexão sobre a trajetória de dom Gerardo, ressaltando seu compromisso com os mais pobres e seu desapego aos bens materiais. Ele destacou que, neste tempo de preparação para o Ano Santo (Jubileu 2025), o exemplo de dom Gerardo deve servir como uma bússola de esperança e referência para a evangelização.
Dom Eraldo também anunciou que a programação alusiva ao centenário de dom Gerardo continuará até maio do próximo ano, quando será a celebrada a memória dos 19 anos de sua páscoa definitiva.
Sobre dom Gerardo
Dom Gerardo Andrade Ponte nasceu em 1° de dezembro de 1924, em Fortaleza-CE. Foi sagrado bispo em 1975 e assumiu a Diocese de Petrolina-PE, onde permaneceu até 1983, quando foi transferido para a Diocese de Patos-PB. Faleceu aos 82 anos como bispo emérito.
Diocese de Patos