Santa Missa marca abertura do centenário de nascimento de dom Gerardo na Diocese de Patos

03/12/2024 - 15:36 - Gerais

Compartilhe:
Santa Missa marca abertura do centenário de nascimento de dom Gerardo na Diocese de Patos

Santa Missa marca abertura do centenário de nascimento de dom Gerardo na Diocese de Patos

No dia 1° de dezembro, o bispo diocesano de Patos-PB, dom Eraldo Bispo da Silva, presidiu a celebração da Eucaristia do 1º Domingo do Advento na Igreja Catedral de Nossa Senhora da Guia, em Patos. A celebração foi marcada pela abertura do centenário de nascimento de dom Gerardo Andrade Ponte (1924-2024).

 

Durante a celebração, dom Eraldo destacou o lema episcopal de dom Gerardo, “tudo pelo evangelho”, enfatizando a profunda dedicação do bispo em favor de seus irmãos e irmãs. Ele ressaltou como dom Gerardo utilizou sua saúde e juventude para o serviço pastoral, sempre comprometido com a missão de evangelizar e cuidar das necessidades do seu rebanho.

 

A celebração contou com a presença de membros do clero diocesano ordenados por dom Gerardo, além do Pe. Josenildo Nunes, da Diocese de Afogados da Ingazeira-PE, que concelebrou a Santa Missa. Dom Eraldo mencionou a amizade entre dom Gerardo e dom Francisco Austregésilo de Mesquita Filho (1924-2006), bispo diocesano de Afogados da Ingazeira que é celebrado pela diocese irmã no Regional Nordeste 2 da CNBB.

 

Após a homilia, o Pe. Luciano Dias de Morais, Vigário Paroquial em Santa Terezinha-PB, fez uma reflexão sobre a trajetória de dom Gerardo, ressaltando seu compromisso com os mais pobres e seu desapego aos bens materiais. Ele destacou que, neste tempo de preparação para o Ano Santo (Jubileu 2025), o exemplo de dom Gerardo deve servir como uma bússola de esperança e referência para a evangelização.

 

Dom Eraldo também anunciou que a programação alusiva ao centenário de dom Gerardo continuará até maio do próximo ano, quando será a celebrada a memória dos 19 anos de sua páscoa definitiva.

 

Sobre dom Gerardo

Dom Gerardo Andrade Ponte nasceu em 1° de dezembro de 1924, em Fortaleza-CE. Foi sagrado bispo em 1975 e assumiu a Diocese de Petrolina-PE, onde permaneceu até 1983, quando foi transferido para a Diocese de Patos-PB. Faleceu aos 82 anos como bispo emérito.

 

 

 

Diocese de Patos