Patos sedia I Conferência Intermunicipal de Mudanças Climáticas

10/12/2024 - 14:57 - Gerais

Compartilhe:
Patos sedia I Conferência Intermunicipal de Mudanças Climáticas

Patos sedia I Conferência Intermunicipal de Mudanças Climáticas

 

A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semads) realizou, na manhã desta terça-feira (10), a I Conferência Intermunicipal de Mudanças Climáticas, evento que constituiu a primeira etapa da 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente. 

 


O evento foi realizado no auditório da UEPB e teve como principal objetivo promover um espaço de diálogo e reflexão sobre as mudanças climáticas e como a população pode contribuir para o enfrentamento dos desafios ambientais que afetam as comunidades.

 


A conferência reuniu representantes de diversos municípios da região, autoridades ambientais, pesquisadores, movimentos sociais e cidadãos interessados em discutir estratégias para mitigar e adaptar-se às mudanças climáticas. 

 


Para o prefeito de Patos, Nabor Wanderley, foi um momento muito importante, em que Patos mais uma parte na frente, realizando a Conferência Intermunicipal de Mudanças Climáticas, discutindo uma preocupação que é mundial e cada um precisa fazer a sua parte. 

 


“Nós só vamos conseguir vencer essa situação, se cada um fizer a sua parte. Então a gente faz essa Conferência Intermunicipal para a escolha dos delegados, dos temas que vão ser tratados na Conferência Estadual e, consequentemente, na Conferência Nacional. Mas é importante que os municípios, principalmente, do sertão da Paraíba, do sertão do Nordeste, que vivem mais diariamente essas questões climáticas, tenham essa preocupação com a desertificação que aumenta a cada dia. Precisamos combater isso e só conseguiremos se todo mundo unir força, envolvendo a sociedade, as escolas, as crianças precisam já crescer com essa preocupação. E toda a sociedade tem realmente esse sentimento, essa preocupação de que, ou a gente age, ou no futuro todos nós estaremos pagando um preço muito caro por ter cuidado com o meio ambiente”, pontuou o gestor.

 


A programação contou com palestras e oficinas com cinco eixos temáticos onde no final do evento foram elencadas duas propostas de cada eixo, totalizando 10 propostas que serão apresentadas na etapa estadual da 5ª Conferência Nacional. 

 


Conforme a secretária da Semads, Manoella Rodrigues, a Conferência discutiu sobre os desastres e adaptações às mudanças climáticas; governanças e restauração ecológica. Ela também ressaltou a importância da participação da população nas discussões. 

 


“A participação da sociedade é de extrema importância, porque é a sociedade que vai nos trazer todas as dificuldades e os problemas. A sociedade junto com o governo, o poder público, temos essa motivação e essa força de diminuir os impactos causados pelas mudanças climáticas que já estão acontecendo”, ressaltou Manoella.

 


A participação popular foi o grande foco da conferência, pois se buscou garantir que as decisões sobre políticas públicas ambientais sejam formuladas de maneira democrática, com a contribuição direta das comunidades locais. Nesse contexto, os participantes tiveram a oportunidade de propor e discutir ações e soluções que podem ser aplicadas tanto no âmbito municipal quanto estadual e até nacional. 

 


Tiago Padilha, presidente da Congregação Espírita de Cultos Afro Brasileiro da Paraíba (CECAP), participou do evento e enfatizou que a relação do candomblé com a natureza é um templo sagrado onde é cultuado a água, o sol, a terra, chuva e o ar, as árvores e tudo aquilo que tem a vida. “É por isso que a preservação do meio ambiente é vital no sentido da gestação e manutenção da produção de vida. Então para nós é um prazer mesmo estar aqui nesse momento para dialogar e mostrar nossas propostas enquanto religião de matriz africana”, afirmou Padilha.

 


O momento contou com representação de vários municípios circunvizinhos como: São José do Bonfim, Mãe d'água, Quixaba, Cacimba de Areia, Santa Luzia, São Mamede e Malta. Para o secretário de agricultura de Malta, Hildo Monteiro, a Conferência é de grande importância e lamentou que a participação da sociedade ainda seja pouco para discutir as questões climáticas.

 


“A gente discute muito a questão climática que a gente vive hoje. É uma realidade, é fato, mas se faz pouco. Então eu preciso entender, não só eu, como a sociedade, que nós precisamos ter uma ação imediata. Uma ação que seja de prevenção para o futuro de nossos filhos e netos. É de grande importância um evento desse. Parabéns ao prefeito Nabor e a secretária Manoella por realizar esse evento e sirva de exemplo para outros municípios”, afirmou Hildo. 

 


O evento em Patos reafirma o compromisso da região com a construção de um futuro mais sustentável e resiliente às mudanças climáticas. A expectativa é que as propostas elaboradas durante a conferência em Patos influenciem diretamente a formulação de políticas públicas em diversas esferas governamentais, promovendo a cooperação entre as esferas federal, estadual e municipal na luta contra as mudanças climáticas.

 

 

Assessoria