Especialista em política internacional, Emilson Garcia fala sobre vitórias da Direita nos EUA e Argentina e como serão as relações com o Brasil; vídeo

07/01/2025 - 17:44 - Gerais

Compartilhe:
Especialista em política internacional, Emilson Garcia fala  sobre vitórias da Direita nos EUA e Argentina e como serão as relações com o Brasil; vídeo

 

O primeiro Bate Papo com Jordan Bezerra do ano de 2025 ocorreu nesta segunda-feira, dia 6 de janeiro, com a entrevista do professor Emilson Garcia Júnior, especialista em políticas internacionais, que falou sobre diversos temas, sobretudo política estadual e também sobre as eleições norte-americanas e argentinas.

 

Emilson falou ainda sobre sua origem, patoense, do bairro São Sebastião, formado em comunicação social, portanto jornalista pela UEPB, Mestrado na área de políticas internacionais e atualmente cursando o seu Doutorado. Destacou que já teve passagem como profissional da UNIFIP e atualmente leciona na UNINASSAU.

 

Inicialmente, ele falou sobre as eleições de Donald Trump, nos Estados Unidos, que venceu Kamala Harris no pleito de 2024. Ressaltou que alguns fatores contribuíram para a vitória de Trump, que havia perdido a reeleição em 2020, porém retorna à Casa Branca. Segundo ele, o atual presidente Joe Biden está com mais de 80 anos, com a saúde comprometida, com um projeto inicial de mandato de apenas 4 anos, porém surgiu uma certa indecisão para um possível reeleição, restando apenas 100 dias para que sua vice Kamala Harris assumisse a campanha, o que contribuiu para a derrota da candidata. Além disso, o fato de Kamala ter assumido a pasta de combate à migração no país, que é bastante forte, e não ter dado conta do recado, contribuiu, de acordo com Emilson, para os resultados nas urnas. Além disso, ele citou o posicionamento da candidata a favor do aborto, o que afastou os eleitores conservadores. Destacou ainda a complexidade do sistema eleitoral do país, no qual a quantidade de votos não é totalmente decisiva, pois há a questão dos delegados de cada estado.

 

Emilson falou da importância da vitória de reeleição de Barack Obama, e observou também que um presidente não pode ser eleito 3 vezes nos Estados Unidos, e por isso Obama não pôde ser candidato. Ressaltou o cargo dos conselheiros presentes no país, que são importantes para manter a pacificidade e boa relação do país, porém destacou que Obama sempre foi um grande conciliador e excelente presidente. Seguindo a pauta, ele falou também da guerra entre Rússia e Ucrânia e ressaltou que o embate é prejudicial para o mundo como todo, visto que não há previsão para término. Alegou ainda que com a eleição de Donald Trump, os investimentos de financiamento de guerra em favor da Ucrânia.

 

Questionado pelo jornalista Jordan Bezerra se haveria algum prejuízo relacionado à vitória de Trump e o governo Lula no Brasil, visto que o presidente brasileiro apoiou publicamente Kamala Harris, ele afirmou que não, pois politicamente o país possuía maior afinidade por Kamala, porém economicamente permanece sendo um grande aliado do Estados Unidos.

 

Falou também sobre as eleições da Argentina, onde a Direita venceu, ele afirmou que o país vive um momento delicado, apesar de ser um país rico passa por uma crise financeira complicada, e a população acredito em Javier Milei.

 

Emilson falou da política estadual e afirmou que há uma grande possibilidade de João Azevêdo fazer seu sucessor. Alegou ainda que acredita que João deixará seu cargo como governador para disputar o Senado e é favorito na conjuntura que se apresenta no estado. Finalizou falando sobre o livro do Padre Fabrício Dias, em sua segunda edição, o qual contribuiu. Ressaltou que fica feliz em fazer parte do projeto que surgiu em março de 2023, lançado agora o livro no final de dezembro a edição de 2024. Alegou que Padre Fabrício é um grande Servo de Cristo e um “Frei Damião Júnior”. Agradeceu o espaço no podcast e parabenizouo trabalho do jornalista Jordan Bezerra.

 

Blog do Jordan Bezerra