17/01/2025 - 00:50 - Gerais
O Bate Papo com Jordan Bezerra desta quinta-feira, dia 16 de janeiro, foi com a professora Klítia Cimene, que falou sobre vários temas da área da educação.
Inicialmente, ela falou um pouco sobre sua vocação, e lembrou que desde muito jovem descobriu o gosto pela leitura, escrita e pela palavra. Falou ainda sobre a temática de vestibulares, tanto o modelo tradicional como o ENEM, e destacou que não há dúvidas de que o ENEM foi um avanço na educação, pois democratizou a prova, garantindo uma ampla concorrência em qualquer lugar do Brasil. Lembrou de seus 27 anos lecionando, e que já passou por ambos os processos, tradicional e ENEM, com seus alunos.
Klítia ressaltou que já foi professora nos municípios de Sousa, Pombal e Patos. Destacou que há inúmeros desafios a serem enfrentados no âmbito da educação, que, infelizmente, não são prioridades no Brasil. Ressaltou o abismo existente entre a escola pública e a particular, e afirmou que há um abismo entre as próprias escolas públicas e também privadas. Alegou que há escolas que são referência e escolas que ainda não estão nesse nível. A professora opinou ainda sobre os incentivos governamentais em prol da educação, a exemplo do “pé de meia”, que são interessantes, segundo ela, porém ainda mais interessante é que o aluno esteja na escola para buscar sonhos e alcançar seus objetivos.
Sobre a realidade das escolas públicas e privadas no que tange a área da redação, bastante importante no ENEM, Klítia afirmou que todas as escolas têm as ferramentas necessárias para ajudar o aluno, com exceção apenas do tema da prova, independente da instituição ser privada ou pública. Lamentou que o país ainda não tem a educação como prioridade, gerando uma grande dificuldade no setor. Existe também à falta de disciplina e interesse dos alunos.
A professora falou ainda sobre o tema da redação do ENEM 2024, e alegou que o MEC foi bastante feliz na escolha, ao abordar “Os desafios para valorização da herança africana”, que apresenta um enorme contexto histórico como base. Ela destacou que o país deve continuar ressaltando temas de invisibilidade para alertar a sociedade, por meio do debate gerado em torno do exame. Discordou da técnica de modelos prontos para redação do ENEM, bastante defendido por diversos professores. Segundo ela, o padrão torna os alunos reféns de um esquema pouco prático para vida do aluno fora do ENEM.
A professora falou sobre os excelentes resultados obtidos pelos alunos do ECI Monsenhor Manuel Vieira, que, embora pouco divulgados, segundo ela, apresentaram notas extraordinárias, com quase 25 notas acima de 900 pontos. De acordo com Klítia, mais de 60% do corpo estudantil da escola superou a média nacional da prova de redação do ENEM. Parabenizou os professores, coordenadores, diretores e alunos pelo enorme êxito.
Finalizou agradecendo e parabenizando o Blog do Jordan Bezerra por ser um dos poucos veículos da imprensa patoense que destina espaços exclusivamente para divulgar avanços da área da educação, que tem sido um grande fomentador da boa notícia.
Blog do Jordan Bezerra
© Copyright 2018 - 2025 - Todos os direitos reservados - Painel de controle