Damião Moreno homenageia seu irmão Pinto do Acordeon, com o projeto: 'Bença Pinto'; vídeo

01/04/2025 - 01:53 - Gerais

Compartilhe:
Damião Moreno homenageia seu irmão Pinto do Acordeon, com o projeto:  \\\'Bença Pinto\\\'; vídeo

 

O Bate Papo com Jordan Bezerra desta segunda-feira, dia 31 de março, atravessou a esfera cultural ao entrevistar o cantor, compositor e sanfoneiro Damião Moreno, irmão do saudoso Pinto do Acordeon, grande mestre da cultura nordestina.

 

Inicialmente, ele foi questionado como iniciou esse gosto pela música e cultura, e ele afirmou que sua mãe cantava, e Pinto do Acordeon, desde muito cedo, arrastava seus irmãos para o palco. Ele lembrou que iniciou tocando contrabaixo na banda de Pinto do Acordeon, porém sempre “paquerava” com a sanfona. Ressaltou que posteriormente desenvolveu um projeto com seus irmãos e depois lançou um projeto de carreira solo, embora muitos discordassem e duvidassem do sucesso.

 

Ele falou sobre seu projeto intitulado “Bença Pinto” e disse que esse nome surgiu de uma lembrança de seu pai, e da tradição de que os irmãos mais novos pediam a benção aos mais velhos, sendo Pinto do Acordeon mais velho que ele. Ressaltou que gravou cinco músicas de Pinto do Acordeon nesse projeto, e em uma delas, o “Dom Cristalino”, tem a participação do grande músico Santana, o Cantador. Reforçou que o trabalho já está disponível nas plataformas digitais.

 

Lembrou da cultura de Luiz Gonzaga e Dominguinhos. Falou também sobre o projeto de cantores como Xandy e Wesley Safadão, cantando o forró nacional e disse que fica feliz em vê-los voltando às suas raizes. Disse que acredita que a cultura do forró irá permanecer, porém cabe aos prefeitos investir no forró raiz. Destacou que concorda em mesclar os estilos musicais.

 

Agradeceu aos fãs e todos que acompanharam o programa. Falou sobre a trajetória de sua filha que foi aprovada em medicina, que percorreu diversas cidades devido aos estudos, chegando à França, mas que tem um enorme talento na sanfona. Falando sobre Pinto do Acordeon e seu legado, ele afirmou que o que mais o impressionava era a garra do irmão em defender os valores e cultura nordestina.

 

Finalizou agradecendo ao Blog do Jordan Bezerra pelo espaço e afirmou que fica feliz em ter esses momentos para defender a cultura local.

 

 

Blog do Jordan Bezerra