01/08/2025 - 18:25 - Gerais
Referência na medicina e na família, médica Valdecira Lilioso faz sua páscoa aos 78 anos, no Recife
Faleceu na tarde desta sexta-feira, dia 1º de agosto, a senhora Valdecira Lilioso de Lucena, tia do jornalista Jordan Bezerra Lucena. Valdecira morava em Recife, capital pernambucana, e estava com 78 anos de idade.
Valdecira vinha internada no hospital Jaime Fontes, onde vinha, a cerca de 15 dias sob observação médica, com quadro de insuficiência respiratória, enfermidade que ela enfrentava desde a pandemia da Covid-19. Valdecira tinha um aparelho de oxigênio em casa, mas já não era suficiente, o que a obrigou recorrer a internação hospitalar.
O problema de saúde vinha se agravando nos últimos meses. Nesta sexta, após piorar , Valdecira não resistiu e veio a óbito, de forma tranquila. Os familiares, enlutados, lamentam a partida de Valdecira e choram a dor da saudade.
Recentemente, o Blog do Jordan Bezerra prestou uma singela homenagem a Valdecira Lilioso, quando a médica recebeu uma medalha da Academia Perambucana de Medicina.
Releia o texto abaixo:
A médica patoense especialista em endocrinologia, Dra. Valdecira Lilioso de Lucena, recebeu na noite desta quinta-feira, dia 15 de dezembro, a Medalha do Mérito Médico Professor Fernando Figueira, concedida pela Academia Pernambucana de Medicina, em prol de sua constante colaboração no setor da saúde do estado de Pernambuco.
O evento ocorreu no Memorial da Medicina de Pernambuco, onde foram entregues a medalha e o certificado à médica Valdecira. Valdecira Lilioso, em seus mais de 45 anos de profissão, foi recebida por familiares e colegas que exaltam o seu legado. Ainda no ano de 2021, a médica recebeu o título de Doutora Honoris Causa, concedido pelo Conselho Universitário de forma unânime.
Patoense da ‘gema’, morou até sua adolescência na Rua Felizardo Leite; filha de Lourdes Caetano e João Lilioso, se destacou no Colégio Cristo Rei, porém buscou voos mais altos indo para a Veneza Brasileira (Recife), onde se formou. Logo após, Valdecira foi estudar na Capital da Medicina do Brasil, São Paulo. Em seguida voltou para atuar no Recife. Professora da disciplina de Endocrinologia, Coordenadora dos Programas de Residência Médica da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco e Presidente da Comissão Estadual de Residência de Pernambuco (desde setembro/2007), Valdecira conquistou o seu lugar na medicina e, atualmente, tem seu trabalho reconhecido de maneira satisfatória.
Após receber a Medalha do Mérito Médico Professor Fernando Figueira, concedida pela Academia Pernambucana de Medicina, a médica usou da palavra para abrilhantar o evento com seu discurso. Dra. Valdecira Lilioso agradeceu aos amigos e familiares presentes, e falou do orgulho de receber tamanha honraria
“Gostaria de agradecer a todos os meus amigos, a generosida de vocês de reconhecer o trabalho que venho fazendo na esperança de que nós, médicos mais experientes, pudéssemos pegar esses novos médicos e deixar um pouco da ética, da honestidade do nosso trabalho. Medicina não se faz com tecnologia, primeiro se faz com o coração, com amor. Então, eu sou muito grata para com todos vocês, todos aqueles que me ajudaram e aqueles que também foram adversários, porque esses também me ajudaram a crescer”, declarou a médica endocrinologista.
O Blog do Jordan Bezerra presta solidariedade aos familiares de dona Valdecira Lilioso e, ao mesmo tempo, celebra sua vida, suas conquistas e dignidade.
Blog do Jordan Bezerra | Solidariedade
© Copyright 2018 - 2025 - Todos os direitos reservados - Painel de controle