06/08/2025 - 17:38 - Gerais
Ministério da Saúde faz habilitação da Hemodinâmica em Patos, coordenador Dr.Lucas Xavier destaca a importância: 'um marco esse reconhecimento'
O Governo Federal anunciou a habilitação e o financiamento permanente do serviço de Hemodinâmica do Hospital Regional de Patos, no sertão da Paraíba. A informação foi confirmada pelo secretário de Saúde da Paraíba, Ari Reis, e celebrada pelo coordenador da unidade, Dr. Lucas Xavier, em entrevista ao Blog do Jordan Bezerra.
O repasse anual será de R$ 2,6 milhões, valor que vai subsidiar os atendimentos realizados pelo serviço. Com o novo recurso, a meta é dobrar o número de atendimentos realizados por ano, saltando de 7 mil para 14 mil.
Dr. Lucas Xavier recebeu a notícia com entusiasmo. “Esse novo recurso do Ministério da Saúde, essa habilitação que a Hemodinâmica do Hospital Regional de Patos está recebendo, é um marco histórico. O Ministério da Saúde reconhece a importância da Hemodinâmica aqui no sertão da Paraíba”, destacou.
Atualmente, o serviço atende pacientes de toda a terceira macrorregião de saúde, que compreende o sertão e o alto sertão do estado, totalizando uma população de aproximadamente 900 mil habitantes.
“E nesses três anos, nós atendemos 7.500 procedimentos. E isso com a Hemodinâmica plenamente funcionando, 24 horas por dia atendendo todos os pacientes que estão sofrendo infarto, fazendo procedimentos seletivos, atendendo pacientes que têm doença vascular periférica”, explicou o coordenador.
Com a habilitação e o novo aporte de recursos, Dr. Lucas afirmou que o serviço passará por uma ampliação, tanto em volume quanto em complexidade. “A tendência é que nós vamos fazer novos procedimentos, procedimentos de maior complexidade no nosso serviço, atrair novos profissionais. Vai aumentar também a quantidade de procedimentos, vai aumentar a quantidade de ofertas de vagas de pacientes”, afirmou.
Ele também reconheceu o papel da gestão estadual nesse avanço. “A gente está muito entusiasmado com a gestão brilhante do doutor Ari Reis, que foi peça fundamental nisso. Mas também a gente fica muito feliz por esse reconhecimento do governo federal, através do ministro Padilha, que habilitou o nosso serviço”, completou.
Com essa conquista, o serviço de Hemodinâmica de Patos se consolida como referência no interior da Paraíba, ampliando a capacidade de atendimento a pacientes com doenças cardiovasculares e vasculares periféricas, com suporte permanente e integral do Sistema Único de Saúde (SUS).
Blog do Jordan Bezerra
© Copyright 2018 - 2025 - Todos os direitos reservados - Painel de controle