Catingueira realizou Dia D de Multivacinação com ênfase na vacina Tríplice Viral

16/08/2025 - 13:10 - Gerais

Compartilhe:
Catingueira realizou Dia D de Multivacinação com ênfase na vacina Tríplice Viral

 

A Prefeitura de Catingueira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu no último dia 16 de agosto, na Unidade Básica de Saúde Inácio Mota, o Dia D de Multivacinação. A ação teve como foco a intensificação da aplicação da vacina Tríplice Viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola.

 

 Público-alvo e importância da vacinação

 

Durante a mobilização, foram atualizadas cadernetas de vacinação de crianças, adolescentes e adultos, reforçando a importância de manter o esquema vacinal em dia. A vacina Tríplice Viral é recomendada da seguinte forma:

 

Crianças: 1ª dose aos 12 meses e 2ª dose aos 15 meses;

 

Adolescentes e adultos até 29 anos: duas doses;

 

Adultos de 30 a 59 anos: pelo menos uma dose;

 

Profissionais de saúde: duas doses.

 

A coordenação também destacou que gestantes e pessoas com imunidade muito baixa não devem tomar a vacina.

 

 Profissionais à frente da ação

 

A iniciativa contou com a dedicação das vacinadoras Jucilene Oliveira e Suilane Medeiros, responsáveis pela aplicação das doses, além da atuação da coordenadora de imunização Rayane Almeida, que ressaltou a relevância da campanha:

 

“O sarampo voltou a circular no Brasil e precisamos atingir 95% da população vacinada para evitar surtos. Essa mobilização foi fundamental para proteger nossa comunidade”, destacou Rayane.

 

 Secretária de Saúde destacou a mobilização

 

A secretária de Saúde de Catingueira, Ângela Alencar, também acompanhou a ação e reforçou a importância da participação popular:

 

“O Dia D foi uma oportunidade de ampliar o acesso da população à vacina, garantindo mais saúde e segurança para todos. Ficamos felizes com a adesão da comunidade e seguimos trabalhando para manter altas coberturas vacinais em nosso município”, afirmou.

 

Vacina é gratuita e segura

 

A Secretaria Municipal de Saúde lembrou ainda que a vacina é gratuita e disponível no SUS, e reforçou a orientação para que toda a população procure a Unidade de Saúde mais próxima levando a caderneta de vacinação.

 

Assessoria


Fotos