22/08/2025 - 15:01 - Gerais
Condenado por corrupção, aliado de Hugo Motta vai comandar a Codevasf na Paraíba
Deu na coluna de Lauro Jardim de O Globo. Na Paraíba, o loteamento político segue firme e forte — e sem pudor. O novo nome para assumir a superintendência da Codevasf no estado é Fred Queiroga, braço-direito do deputado Hugo Motta e do ex-prefeito Nabor Wanderley.
Atualmente vice-presidente da Companhia Docas da Paraíba, Queiroga carrega um histórico nada recomendável: já foi condenado por desvio de recursos públicos, em esquema de fraudes em licitações e contratos de locação. Em primeira instância, a pena foi de 9 anos e 9 meses de prisão em regime fechado, além de 5 anos de inabilitação para exercer função pública. Mesmo com a pena atenuada no TJ-PB para 5 anos e 4 meses em regime semiaberto, os tribunais superiores (STF e STJ) já rejeitaram seus recursos. O processo ainda corre, mas o currículo está aí.
Nada disso, porém, atrapalhou sua ascensão. Nos bastidores, seu nome ganhou força para substituir Irlen Guimarães, indicado do senador Efraim Filho (União), que perdeu espaço após fechar aliança com o PL de olho no governo estadual em 2026. Irlen foi exonerado nesta quinta-feira, mesmo tentando segurar o cargo com apoio de parte da bancada paraibana.
Queiroga, ex-assessor de Motta e coordenador da campanha de Nabor ao Senado, acabou levando a melhor. Tudo com a bênção de ninguém menos que o presidente da Câmara.
A posse do novo superintendente da Codevasf está marcada para 1º de setembro. O detalhe incômodo da condenação? Esse o governo parece disposto a ignorar.
Portal SN1
© Copyright 2018 - 2025 - Todos os direitos reservados - Painel de controle