CMP celebra os 170 anos do congregacionalismo no Brasil em Sessão Especial

25/08/2025 - 23:13 - Gerais

Compartilhe:
CMP celebra os 170 anos do congregacionalismo no Brasil em Sessão Especial

 

A Câmara Municipal de Patos realizou, na noite desta segunda-feira (18), uma Sessão Especial em comemoração aos 170 anos do congregacionalismo no Brasil e aos 93 anos de fundação da Igreja Congregacional na cidade. A propositura foi de autoria do vereador Jonatas Kaiky (Republicanos) e reuniu autoridades políticas, líderes religiosos e membros da comunidade evangélica local, em uma noite marcada por homenagens e reflexões sobre a importância da tradição congregacional.

 

Participaram dos trabalhos, o Pastor Sandro Paiva, líder da Igreja Congregacional em Patos, acompanhado de sua esposa, senhora Aline Bandeira Paiva; pelo Tenente da Polícia Militar e também Pastor Jonas; além de representantes de outras denominações evangélicas cristãs da cidade. Os vereadores da Casa Juvenal Lúcio de Sousa também prestigiaram o evento, reforçando a relevância histórica e espiritual da data.

 

Coube ao vereador Jonatas Kaiky a abertura oficial da sessão, ele que também foi o autor de um voto de aplauso pela passagem da data. Em sua fala, o parlamentar destacou o caráter especial da celebração e agradeceu a presença do público, formado em sua maioria por evangélicos. “Agradeço, em primeiro lugar, a Deus pela oportunidade de participar desse momento de homenagens. Ao preparar esse evento, procurei conhecer a fundo essa trajetória tão bonita e deixo aos pastores que passarão por esta tribuna a missão de discorrer sobre essa história belíssima”, ressaltou o edil.

 

O reverendo Sandro Paiva fez um breve resgate histórico sobre a origem do congregacionalismo. Ele lembrou que o movimento é fruto da herança independente da Igreja da Inglaterra, a partir do Ato de Supremacia de 1534, que deu origem a diversas vertentes. “Nós, congregacionais, somos herança desse grupo independente que não queria nem um Papa nem um Rei”, explicou. O pastor acrescentou que, no Brasil, a Igreja Congregacional foi fundada pelo escocês Robert Kalley, que chegou ao país em 1855, estabelecendo as bases da denominação.

 

O Pastor Jonas, que também é Tenente da Polícia Militar, representou o comandante do 3º Batalhão de Patos, Tenente Coronel Esaú, igualmente evangélico. Em sua fala, destacou o valor espiritual e social da igreja. “É uma alegria participar desse momento. Primeiro por representar meu comandante, homem de Deus, que abriu as portas do batalhão para o evangelho; e segundo por já ter congregado na Igreja do Pastor Jonas. Celebrar aqui é também reconhecer os frutos do trabalho social desenvolvido pelos irmãos”, afirmou.

 

A presidente da Câmara, vereadora Tide Eduardo (Republicanos), também se pronunciou, reforçando o caráter plural do Legislativo patoense. “É mais um momento importante que acontece nesta Casa, que é, antes de tudo, democrática e plural. Ao celebrarmos a história do congregacionalismo, reforçamos também os valores de fé e de compromisso social que ele carrega”, destacou a parlamentar.

 

O evento, além de marcar a trajetória de 170 anos da igreja no Brasil, destacou a presença marcante da Igreja Congregacional na vida social e espiritual da cidade de Patos ao longo de mais de nove décadas.

 

Comunicação Câmara