31/08/2025 - 19:14 - Gerais
Na noite desta quinta-feira, o Patos Shopping foi palco da exibição de um curta-metragem que revive um episódio marcante da história política e cultural da Paraíba: o famoso poema Habeas Pinho, de autoria do ex-governador Ronaldo Cunha Lima. A obra, que narra de forma poética a devolução de um violão apreendido de um seresteiro, ganhou vida na tela e atraiu público interessado em relembrar e celebrar a força da poesia paraibana.
Após a sessão, o Blog do Jordan Bezerra conversou com o diretor Nathan Cirilo, que destacou a importância do lançamento em Patos. Segundo ele, "com certeza, a gente já teve boas estreias, lindas estreias em Campina, João Pessoa, e a gente começa nossa carreira de festivais aqui no Cinema com Farinha. Sendo convidados é um festival que acho muito importante pessoalmente pra mim, né? E tenho certeza que vai ser também um marco muito bonito pra história, começar com o pé direito aqui em Patos essa história tão bacana do que nasceu do poema do ex-governador e poeta Ronaldo Cunha Lima, equipe foi muito bem interpretada Lucas Venoso e toda a sua equipe."
Nathan revelou que o projeto levou cerca de dois anos de trabalho, especialmente para adaptar uma história já conhecida e estudada em universidades para um formato cinematográfico que pudesse emocionar o público e homenagear o legado de Ronaldo Cunha Lima. "Quer dizer que a Paraíba se destacando também no cinema. Com certeza foi uma trajetória muito difícil porque a gente que tem uma história muito conhecida, né? Todo mundo na Paraíba conhece, até fora da Paraíba. É um poema que é estudado inclusive em universidades de direito. Então, dois anos de trabalho de roteiro pra tentar fazer dessa história que já é tão conhecida uma coisa maior, né? E o que que a gente poderia trazer pra essa história que ainda veste mais brilho pra história que a gente já achava ótimo."
O diretor também destacou o caráter regional da produção, que contou com elenco e equipe majoritariamente paraibanos, incluindo nomes que atuam fora do estado, mas retornaram para participar do projeto. "A gente juntou uma equipe paraibana cem por cento, né? A gente queria muito dar espaço pros nossos talentos, não só o elenco, pessoas que são da Paraíba, mas que trabalham com ele fora, na Globo etcétera, um elenco maravilhoso do José, Mayana Neiva, Lucas Veloso deram conta desses papéis tão importantes, como também os elencos de apoio, né? Que a gente chamou também a todos da cidade de Campina Grande, atriz da cidade de Campina Grande, grupos de teatro da cidade pra fazer figuração, então foi um processo de valorizar os nossos profissionais, os nossos artistas acho que isso aí foi bem sucedido."
Blog do Jordan Bezerra
© Copyright 2018 - 2025 - Todos os direitos reservados - Painel de controle