02/09/2025 - 08:36 - Gerais
O poeta cordelista Hosmá Passos ministra 'Oficina de Cordel em Olho d'Água' na Paraíba
O poeta cordelista Hosmá Passos ministrou, na manhã desta segunda-feira, dia 1º de setembro, na ECIT Antônio Avelino de Almeida, na cidade de Olho d'Água, a Oficina de Literatura de Cordel Brasileiro Silvino Pirauá, para professores e alunos ali matriculados. "A oficina visa desenvolver a sensibilidade poética dos participantes, utilizando a técnica da literatura de cordel, como verso, rima e oração na produção literária", explicou.
Os cerca de alunos participantes foram convidados a explorar a criatividade e concluíram os trabalhos com a produção de algumas estrofes e quadras de cordel. O poeta Hosmá Passos atendeu a um convite do professor Esmaildo Pereira, que faz parte do corpo docente da Escola Cidadã Integral Técnica do Estado da Paraíba, com sede na cidade de Olho d'Água, PB.
"Ministrei hoje, pela manhã, dia 1º de setembro, a Oficina de Literatura de Cordel Brasileiro - Silvino Pirauá de Lima -, com o lema 'Nós amamos ler cordel', para professores e alunos dos 1º A e B da ECIT Antônio Avelino de Almeida, de Olho d'Água, PB, a convite do professor Esmaildo Pereira."
Na ocasião, fiz a doação de cerca de 70 cordéis para professores, alunos e funcionários. A maioria dos cordéis doados são exemplares que foram produzidos em oficinas que ministrei em escolas da Prefeitura de Itaporanga - PB. Entre eles, o cordel "São Pedro de Itaporanga: A maior festa do sertão!", disse o poeta Hosmá Passos. Também se fez presente o poeta repentista de Piancó, Marcos Paulo, que cantou repentes e canções autorais.
Assessoria
© Copyright 2018 - 2025 - Todos os direitos reservados - Painel de controle