“Estacionar em Patos vai mudar”, diz Elucinaldo: Zona Azul começa em novembro com cobrança via Pix e QR Code; ouça

03/10/2025 - 10:37 - Gerais

Compartilhe:
“Estacionar em Patos vai mudar”, diz Elucinaldo: Zona Azul começa em novembro com cobrança via Pix e QR Code; ouça

“Estacionar em Patos vai mudar”, diz Lucinaldo: Zona Azul começa em novembro com cobrança via Pix e QR Code; ouça

 

A Superintendência de Trânsito e Transportes de Patos (STTRANS) confirmou que a Zona Azul voltará a funcionar na cidade a partir de novembro, após sete anos de paralisação. O sistema de estacionamento rotativo pago foi regulamentado por decreto do prefeito Nabor Wanderley e terá como foco principal melhorar a mobilidade urbana, democratizar o uso das vagas e implementar tecnologia na gestão do trânsito.

 

O superintendente da STTRANS, Elucinaldo Laurindo, explicou ao Blog nesta sexta (3), que a retomada do serviço é uma resposta ao crescimento da frota de veículos em Patos e nas cidades vizinhas que utilizam o comércio local. “Estacionar no centro se tornou cada vez mais difícil. A Zona Azul vai trazer mais organização, rotatividade e, ao mesmo tempo, gerar emprego e renda com a contratação de novos agentes”, destacou.

 


 


Ruas e avenidas contempladas


De acordo com o decreto, a Zona Azul será implantada nas principais vias do centro da cidade, entre elas:


  1. Av. Epitácio Pessoa / Solon de Lucena

  2. Av. Barão do Rio Branco

  3. Av. Vidal de Negreiros

  4. Rua Paulo Mendes

  5. Rua Bossuet Wanderley

  6. Praça Getúlio Vargas

  7. Rua Pedro Firmino

  8. Rua Floriano Peixoto

  9. Rua Rui Barbosa

  10. Rua Leôncio Wanderley

  11. Rua José Vólia Bezerra

  12. Rua Peregrino Filho

  13. Rua Dom Pedro II

  14. Rua Vereador Joaquim Leitão

  15. Rua Peregrino Carvalho

 

A STTRANS também poderá ampliar ou reduzir a quantidade de ruas e vagas de acordo com a necessidade.


Horário de funcionamento


O serviço funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, e aos sábados, das 7h às 13h. Há previsão para que a autarquia ajuste os horários conforme a demanda.


Tarifa e pagamento


A tarifa inicial foi fixada em R$ 2,00 por hora, podendo ser reajustada anualmente com base na variação positiva do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).


O pagamento será totalmente digital, diferente do modelo antigo que utilizava talões impressos. O motorista poderá quitar o valor por meio de Pix, cartão de crédito, débito ou QR Code, garantindo mais transparência e praticidade.

 



Fiscalização e empregos


Para fiscalizar o serviço, a STTRANS abriu processo seletivo para a contratação de 20 agentes de Zona Azul e dois supervisores. A expectativa é que a medida reduza as práticas irregulares, como o bloqueio de vagas com cones ou cavaletes, e organize o uso dos espaços destinados a carros e motos.


Lucindo reforçou que o objetivo central da Zona Azul é democratizar o estacionamento no centro da cidade, permitindo que mais pessoas tenham acesso às vagas e facilitando o fluxo de clientes no comércio

 

 

 

Blog do Jordan Bezerra


Áudios

Áudio entrevista