Os Programas de Residência Médica sediada pelo Unifip tem mudado a realidade da assistência em saúde prestada aos pacientes no Sertão. O acesso a especialidades e a disponibilidade de profissionais para atender a população, faz das Residências uma das principais estratégias para sanar as demandas dos serviços de saúde.
Para ampliar o cenário de atuação dos médicos residentes, o Unifip e a Prefeitura de Patos lançam o edital para adesão dos municípios ao Programa Regionalizado de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade. Podem participar da seleção os municípios situados nas mesorregiões do Sertão e Borborema da Paraíba. O período de inscrição inicia hoje (6) e vai até o dia 24 de outubro, totalmente online.
Os municípios interessados na adesão devem atender a requisitos como disponibilizar Unidades Básicas de Saúde com condições estruturais e padrões essenciais, de acordo com as diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica; dispor de equipe completa de Estratégia de Saúde da Família que funcione em consonância com as normas do Ministério da Saúde; além de custear o pagamento de complementação da bolsa do residente.
O Edital traz ainda outras especificações em relação às obrigações dos municípios para adesão ao programa. Após a homologação das inscrições, os municípios serão avaliados e receberão a visita da equipe da Comissão de Residência Médica (COREME), para analisar a viabilidade e o atendimento aos requisitos do processo seletivo.
O convênio tem uma duração de 24 meses, podendo ser renovado por consenso e formalizado em Termo Aditivo. Durante este período, os médicos residentes atuarão no atendimento aos pacientes, reforçando a Atenção Primária à Saúde. O resultado está previsto para ser divulgado no dia 12 de novembro.
Link para inscrição: https://residencias.medicinaunifip.com/