31/10/2025 - 23:43 - Gerais
O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministro Herman Benjamin, concedeu entrevista ao jornalista Jamerson Ferreira durante visita ao Sertão da Paraíba, onde anunciou uma das maiores obras da Justiça Federal no estado.
Em sua fala, o ministro ressaltou a relevância da expansão da Justiça Federal para o interior do país, destacando o avanço dessa estrutura nas últimas décadas e o papel fundamental que ela desempenha na garantia de acesso à justiça para todos os cidadãos.
"A Justiça Federal ela hoje no nosso grande Brasil tem uma importância muito grande. Há quarenta anos atrás a Justiça Federal era das grandes cidades das capitais. Hoje ela está interiorizada. E o trabalho da Justiça Federal se casa quando a justiça individual no atendimento à população especialmente a população mais pobre e evidentemente com novos temas que vão surgindo como a crescente criminalidade, a interiorização do crime organizado e tudo isso a preocupar tanto a justiça estadual como a Justiça Federal que precisam ir graças a Deus no nosso país andam juntas. Patos é um dos poucos grandes centros urbanos do Nordeste em que a Justiça Federal não tem um prédio próprio e o prédio próprio não é simplesmente pra dizer, é meu, não, é da população.", disse ele.
Durante a entrevista, Herman Benjamin enfatizou que a construção da nova sede da Justiça Federal em Patos representa um marco para o fortalecimento institucional e para o atendimento humanizado da população sertaneja. Ele também destacou que o projeto foi pensado para oferecer conforto aos servidores e magistrados, além de respeitar as novas demandas climáticas e estruturais, servindo de exemplo para futuras edificações do sistema judiciário brasileiro.
"Nós queremos dar qualidade de vida e de atendimento aos segurados do INSS, as pessoas necessitadas que buscam a Justiça Federal, mas qualidade de vida também para as juízas, os juízes, os nossos servidores, enfim, é importante ter um prédio próprio, mas um prédio adaptado às condições climáticas que estão mudando muito rapidamente, um calor cada vez mais intenso e tudo isso está sendo levado em conta num projeto arquitetônico que nós esperamos que seja modelo para os outros prédios da justiça não só na Paraíba mas também no Nordeste como um todo."
Blog do Jordan Bezerra
© Copyright 2018 - 2025 - Todos os direitos reservados - Painel de controle