Professor de Malta representa o Sertão entre os finalistas da Olimpíada Nacional de Matemática

07/11/2025 - 09:48 - Gerais

Compartilhe:
Professor de Malta representa o Sertão entre os finalistas da Olimpíada Nacional de Matemática

Professor de Malta representa o Sertão entre os finalistas da Olimpíada Nacional de Matemática

 

O professor José Vinícius do Nascimento Silva, da rede estadual de ensino de Malta, representa o Sertão paraibano entre os 40 finalistas da Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMbr), que reconhece os melhores docentes da disciplina no Brasil. A Paraíba se destaca na competição com quatro educadores finalistas, oriundos das cidades de João Pessoa, Aroeiras, Malta e Patos.


A divulgação dos vencedores ocorrerá no dia 8 de dezembro, pelo canal da Sociedade Brasileira de Matemática no YouTube. Já a cerimônia oficial será realizada no dia 10, no Ministério da Educação, em Brasília. Dos 40 finalistas, apenas 20 serão premiados, e os vencedores da categoria Ouro participarão de uma imersão internacional na China, prevista para maio de 2026.


A seleção envolveu três etapas: uma prova de conhecimentos matemáticos, a apresentação de um vídeo sobre práticas de ensino e uma entrevista individual. Professores de diversas regiões do país participam da disputa, que vem ganhando reconhecimento por valorizar o ensino da Matemática em nível nacional.


Criador do projeto “Vontade de Aprender Matemática Olímpica” (VAMO), José Vinícius é mestre em Matemática pelo PROFMAT da UEPB e já soma mais de cem premiações de seus alunos em olimpíadas estudantis. O docente atua também no município de Vista Serrana e é conhecido por incentivar jovens do interior a descobrirem o potencial transformador da educação.


Os vencedores da OPMbr farão uma viagem de intercâmbio técnico e cultural em Xangai, onde participarão de atividades no Centro de Educação para Professores da Unesco, na Universidade Normal da China. Após o retorno, deverão ministrar workshops em diferentes regiões brasileiras, compartilhando experiências e práticas de ensino inovadoras.


Idealizada por engenheiros do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), a OPMbr chega à sua segunda edição com o objetivo de valorizar o trabalho de professores que têm contribuído para a melhoria do ensino da Matemática no país e para o fortalecimento da educação científica brasileira.

 

 

Blog do Jordan Bezerra 

Com informações de Assessoria