Incêndios recorrentes e uso de drogas em terreno abandonado preocupa moradores no bairro São Sebastião, em Patos

13/01/2026 - 20:57 - Gerais

Compartilhe:
Incêndios recorrentes e uso de drogas em terreno abandonado preocupa moradores no bairro São Sebastião, em Patos

Incêndios recorrentes e uso de drogas em terreno abandonado preocupa moradores no bairro São Sebastião, em Patos

Aniversário Patos PB

 

Queima de pneus e fios para extração de cobre provoca fumaça tóxica, insegurança e transtornos à vizinhança

 

Um morador da Rua José Corsino Peixoto, no bairro São Sebastião, em Patos, procurou o Patos Online nesta terça-feira (13) para denunciar uma situação considerada grave e recorrente envolvendo um terreno baldio abandonado, que funcionava como sucata, e tem se tornado ponto de incêndios constantes, consumo de drogas e aumento da criminalidade.

 

De acordo com o relato, o problema se intensificou há cerca de três semanas, mas o último incêndio estaria ativo desde a véspera do Natal, sem interrupção. Segundo os moradores, indivíduos utilizam o local para queimar materiais recicláveis, como pneus e capas de cabos elétricos, com o objetivo de extrair cobre, prática ilegal que gera fumaça escura e forte odor de borracha queimada, invadindo as residências próximas.

 

O denunciante relata que, sempre que o fogo começa a diminuir, os responsáveis adicionam pneus velhos para reacender as chamas, mantendo o incêndio ativo de forma contínua, apesar da atuação do Corpo de Bombeiros. “Não para esse fogo. Quando tá apagando, eles vão lá e botam pneu e fogo de novo”, afirmou.

 

Além do risco ambiental e à saúde, o local também teria se tornado ponto de encontro para usuários de drogas, especialmente durante a noite e a madrugada. Segundo o morador, há consumo frequente de entorpecentes e bebidas alcoólicas, o que tem causado medo e insegurança para quem vive na rua.

 

Ainda conforme o relato, a situação de abandono e degradação teria contribuído para o aumento de furtos e roubos na região. Uma casa vizinha, inclusive, teria sido arrombada recentemente, aumentando a apreensão dos moradores.

 

O denunciante afirma ainda que o próprio proprietário do terreno teria utilizado uma retroescavadeira para juntar grande quantidade de lixo no local, o que, após secar, acabou facilitando os incêndios. “Está completamente abandonado, só tem lixo. E quem sofre somos nós, moradores da rua”, desabafou.

 

Os moradores cobram providências urgentes dos órgãos competentes, tanto para garantir a segurança pública, como também a limpeza do terreno e fiscalização ambiental, evitando que a situação continue colocando em risco a saúde e a tranquilidade da comunidade.

 

 

 

Patos Online