Exclusivo:Qual a melhor segurança hídrica para Patos, segundo engenheiro Agrônomo

31/01/2018 - 15:00 - Gerais

Compartilhe:
Exclusivo:Qual a melhor segurança hídrica  para Patos, segundo engenheiro Agrônomo

13932751_1084888071595008_3907908288564893633_n.jpg

 O Blog do Jordan Bezerra, falou com o exclusividade, nessa tarde de quarta-feira, 31, com o engenheiro

Agrônomo Ms Francisco Soares de Lima (Chico Velho), ele que é também; pesquisador, inventor, projetista, escritor e poeta. Chico Velho, é dono de uma mente brilhante, que reside em Patos.

O Blog perguntou ao engenheiro qual a melhor solução hídrica para Patos?

A construção do açude Espinho Branco, na minha visão técnica,  não resolveria a segurança hídrica necessária para Patos.

No meu particular entendimento, a bacia hidráulica desse referido açude tem uma cota de profundidade muito baixa, ou seja, uma lâmina de água muito rasa, o que predispõe a uma evaporação muito acentuada; assim sendo, num período médio de estiagem, há uma perda significativa de água, onde em se comparando com os demais mananciais, poderá observar uma relativa perda equivalente de água.Há um projeto alternativo elaborado, do professor Lamarck, onde este sugere a transferência da bacia do Rio Cruz, através de um barramento   na altura do serrote do espinho Branco, com a construção de um canal a desaguar no açude Jatobá.

Na minha visão profissional, entendo que esse projeto demanda uma melhor vantagem, tendo em vista o menor custo, 10% do valor da construção do Espinho Branco; o melhor aproveitamento hidrológico da bacia; maior rapidez da construção; maior segurança hídrica para repor as águas dos dois mananciais: Jatobá e Farinha; menor risco de evaporação; e menor cobertura de solo, diminuindo os prováveis impactos de natureza ambientais.
 

 

Engenheiro Agrônomo ms Francisco Soares de Lima (Chico Velho)

 

Blog do Jordan Bezerra