Vereadores de Santa Terezinha aprovam LOA do município para 2020

21/12/2019 - 18:47 - Gerais

Compartilhe:
Vereadores de Santa Terezinha aprovam LOA do município para 2020

Vereadores de Santa Terezinha aprovam LOA do município para 2020

 

A sessão ordinária da Câmara Municipal de Santa Terezinha-PB aconteceu nesta sexta-feira (20), às 17h15min, quando o presidente Salomão Cordeiro abriu os trabalhos. Apenas a vereadora Lidianny não compareceu à sessão, tendo justificado sua ausência.

 

Quem primeiro fez uso da tribuna foi o vereador Lila Nascimento (PSB), que saudou a todos e pediu providências à gestão sobre o descaso que ocorre na UBS Chico Badu. Segundo ele, há inúmeros cachorros na calçada da unidade de saúde cheios de carrapatos, o que está prejudicando o funcionamento. Lila também pediu ao líder da prefeita que peça à prefeita uma manutenção geral para os ônibus escolares do município, pois estão precisando. Por fim, o vereador desejou um Feliz Natal a todos e um próspero Ano Novo.

 

O vereador Pedro Sopa(PSDB), iniciou agradecendo a Deus pelo dom da vida e saudou a vereadora Célia que voltou do período de atestado médico. Ele fez duras críticas à gestão, dizendo que é impossível que a gestão tenha recebido tanto dinheiro e não tenha feito quase nada pela saúde. Ele disse que tem a honra de ser vereador pelo município e continuou fazendo críticas à gestão, ao dizer que há diferença de ser prefeito e ser administrador, segundo ele a diferença é que ser prefeito é não ter responsabilidade, vivendo de festa em festa, ir à praia, mas o administrador é aquele que zela pela cidade. Disse que a gestão está deixando a desejar e a prefeita está mentindo nas emissoras de rádio, até o nome ela mudou e que não sabe falar sobre temas de interessa da sociedade, como educação, agricultura, saúde. Pedro disse que a prefeita mentiu ao dizer que três meses depois da eleição ele queria deixar a gestão para ser prefeito no ano seguinte. Por fim, ele disse que o povo sabe votar e com certeza irá escolher o melhor nome para ser prefeito no próximo ano.

 

O vereador Zé Nilton (PR) agradeceu a Deus por mais um ano de trabalhos concluídos pela câmara e lamentou os escândalos ocorridos no Brasil e agora na Paraíba. Segundo ele, acreditava que Ricardo fosse homem honesto, mas que agora está decepcionado com ele. Por fim, disse que espera que 2020 seja um ano melhor para a gestão, com verbas que estão por vir e desejou um Feliz Natal a todos.

 

O vereador Menon Ayres (PROS) disse que ouviu as entrevistas da prefeita e lamentou que em três anos de avaliação ela não fez nada, e continua olhando pelo retrovisor e só faz criticar gestão passada. Ele disse que é inadmissível, pois a gestão recebeu 1 milhão e 600 mil reais só para a saúde, mas até remédio está faltando na cidade, as a prefeita locou um pequeno palco por 60 mil reais. Segundo ele, a prefeita disse que as obras estavam travadas, mas ele negou e disse que as obras estavam adiantadas, mas ela abandonou. Por fim disse que em 2020 espera um ano melhor para o povo de Santa Terezinha, e que possam escolher bem o administrador para 2020. Disse que a prefeita poderia distribuir cestas básicas, melhorar saúde e educação, isso porque há mais de ano as escolas estão sem fardamento.

 

O vereador Francisco Bezerra (PSB) disse que a prefeita deu entrevista e falou sobre a questão da vinda de uma ambulância, mas nem falou no deputado Hugo Motta, que foi quem conseguiu. Ele disse que a oposição foi buscar, mas ela nem citou. Lamentou porque a prefeita agradeceu ao secretário de saúde, mas não a quem realmente conseguiu. Disse que a prefeita passou três anos na gestão e não fez quase nada, e agora quer falar em obras para prometer ao povo o que não pode cumprir. Ele parabenizou a cidade pelos seus 58 anos, mas não há nada para comemorar, nem uma obra. A saúde tá sem nada, só reclamações, falta de remédios, exames, e o dinheiro ninguém vê. Por fim, apresentou um requerimento solicitando da senhora prefeita o pagamento do 13º salário e terço de férias dos funcionários comissionados e FGTS dos contratados, isto porque o ex-gestor pagou e ela só pagou um ano e não pagou mais. Ele disse que irá entrar com uma ação contra ela, se não fizer o pagamento. Por fim, desejou um Feliz Natal a todos e pediu desculpas se magoou alguém neste ano.      

 

O líder da prefeita, Edcarlos Soares (DEM) disse que esperava dos seus pares uma sessão mais leve por ser a última do biênio, mas que continuam trazendo problemáticas para a tribuna. Lamentou o envolvimento do ex-governador Ricardo Coutinho, pois todos tinham ele como uma pessoa honesta e trabalhadora, mas decepcionou. Falou também que na gestão passada deixou muita coisa pendente e por isso a gestão atual não pôde fazer mais pela população, ele lamentou por isso. Com relação à ambulância do SAMU disse que o pleito foi dos vereadores, mas a imprensa deu mais ênfase à oposição. Disse que a prefeita irá agradecer a Hugo Motta quando a ambulância chegar. Ele concordou com a solicitação do vereador Francisco Bezerra, e disse que é oportuna a solicitação, e que ele sempre irá defender o funcionário público. O vereador disse que espera em 2020 um ano melhor, com mais recursos, com transportes que estão por vir, e que será um ano de muitas ações da prefeita Terezinha de Zé Afonso. Desejou um feliz Natal a todos e próspero Ano Novo.

 

O presidente da Câmara, Salomão Cordeiro, disse que esteve na Rádio Conexão sendo entrevistado pelos jornalistas Jordan Bezerra e Josley Oliveira, ele agradeceu o convite e disse que foi uma participação muito positiva. Salomão disse que a semana foi conturbada, pela Operação Calvário e a prisão do ex-governador Ricardo Coutinho, pois tinha ele como um grande gestor, e não esperava isso dele, pois está sendo investigado por corrupção. Ele disse que seja investigado e que paguem quem tiver errado, segundo a lei. Ele lamentou a postura da senhora prefeita, que nas entrevistas disse algumas inverdades sobre a gestão de Arimateia, pois o ex-prefeito fez muitas coisas, deixou dinheiro em caixa. Ele disse que a prefeita foi á rádio, podendo agradecer à Câmara, agradeceu ao secretário de Saúde que mandou apenas a documentação, ela foi ingrata, pois não agradeceu ao deputado nem citou o nome. Ele disse que a prefeitura foi abençoada com recursos, mas a prefeita pouco fez. Ele quer saber para onde foi o dinheiro da saúde, das verbas de custeio. Por fim, ele disse que irá se afastar da presidência da Casa, isto porque ele é funcionário da Assembleia Legislativa da Paraíba, e houve uma denúncia de acúmulo de função, ou de cargo, ele continua como vereador, e quem assume a presidência da casa é a vereadora Célia Nicácio, espoa do ex-prefeito Davi Cordeiro. Ele desejou um Feliz Ano Novo a todos e pediu desculpas caso tenha magoado alguém, pois não teve a intenção.  


A vereadora Célia Nicacio (PSB) agradeceu a todos que rezaram por ela, no período que esteve se recuperando de um problema de saúde. Elogio também os médicos e enfermeiros do Hospital Regional de Patos, disse que foi muito bem tratada lá. 

 

Os vereadores votaram e aprovaram a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano de 2020 da gestão municipal de Santa Terezinha-PB.  

 

 

Blog do Jordan Bezerra