PF prende homem em João Pessoa durante operação contra crimes de exploração sexual infantil

04/11/2025 - 11:18 - Policial

Compartilhe:
PF prende homem em João Pessoa durante operação contra crimes de exploração sexual infantil

PF prende homem em João Pessoa durante operação contra crimes de exploração sexual infantil

Aniversário Patos PB

 

A Polícia Federal prendeu, na manhã desta terça-feira (04 de novembro), um homem de 40 anos no bairro Valentina Figueiredo, em João Pessoa, durante mais uma fase da Operação Discovery, ação nacional voltada ao combate a crimes de exploração sexual praticados contra crianças e adolescentes na internet.



A ofensiva policial cumpriu um mandado de busca e apreensão expedido pela 8ª Vara Federal da Paraíba, que também autorizou a quebra de sigilo de dados telemáticos do investigado. Durante as buscas, os agentes localizaram materiais que resultaram na prisão em flagrante.



Investigações

De acordo com a Polícia Federal, o suspeito vinha sendo monitorado e é apontado como responsável por administrar um grupo virtual destinado à troca de fotos e vídeos envolvendo violência sexual infantojuvenil. A prática configura crime previsto no Artigo 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), enquadrado como hediondo. A pena pode chegar a quatro anos de prisão, podendo aumentar caso sejam identificados outros delitos com base no material apreendido.



A PF informou que o conteúdo encontrado passará por análise pericial e poderá resultar em novas acusações.



Sobre a Operação Discovery

 

Sede da Polícia Federal em João Pessoa, na Paraíba. (foto: divulgação/Polícia Federal) 

A Operação Discovery, que chegou à sua 33ª fase, integra um conjunto de ações permanentes da Polícia Federal para combater abusos cometidos em ambientes digitais contra crianças e adolescentes. O objetivo é desmontar redes de compartilhamento de conteúdo ilegal e identificar autores, disseminadores e administradores de grupos voltados à prática criminosa.



A corporação reforçou que, apesar de a legislação brasileira ainda utilizar o termo “pornografia infantil” em alguns dispositivos, o entendimento atual — seguindo órgãos internacionais — é de que se trata de abuso sexual e violência contra crianças e adolescentes, devido à gravidade e ao impacto causado às vítimas.




Blog do Jordan Bezerra

Com informações de ClickPB