Em Patos, anciã de 98 anos é encontrada abandonada e a polícia militar e civil são acionadas pelo Conselho da Pessoa Idosa

03/01/2026 - 15:08 - Policial

Compartilhe:
Em Patos, anciã de 98 anos é encontrada abandonada e a polícia militar e civil são acionadas pelo Conselho da Pessoa Idosa

Aniversário Patos PB

 

Após várias denúncias dando conta de que uma idosa estaria abandonada em uma residência localizada na Rua Dom Pedro II, no Bairro Santo Antônio, em Patos, o Conselho Municipal da Pessoa Idosa esteve no imóvel na manhã deste sábado, dia 03 de janeiro, para averiguar a situação.

 

Conforme denúncia, a idosa, identificada por Maria Remígio, de 98 anos, vem ficando trancada sozinha dentro da casa por várias horas. De acordo com relatos, a idosa é dopada e a situação se agrava por ela ter as duas pernas amputadas e viver acamada. Vídeos mostram a idosa pedindo socorro e a completa ausência de outras pessoas na casa para oferecer cuidados à anciã. 

 

A reportagem do Polêmica esteve acompanhando a presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa. Por mais de duas horas, houve a confirmação de que a idosa estaria abandonada e pedindo ajuda de dentro de casa, conforme vídeos registrados neste sábado e em dias anteriores.

 

Uma pessoa, que pediu para não ser identificada, disse que a negligência com os cuidados da idosa está revoltando a vizinhança, que está buscando providências para evitar que a idosa morra sem assistência alguma daqueles que deveriam cuidar dela.

 

Diante da ausência de pessoas na casa com a idosa, a Delegacia de Polícia Civil e guarnições do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM) foram acionadas. Após a chegada da polícia civil e tentativas de localização de parentes, uma senhora identificada por Rita e um homem chegaram bastante alterados com a presença das polícias, da presidente do Conselho da Pessoa Idosa e da reportagem. A residência foi aberta e se confirmou que a idosa estava sozinha, caracterizando abandono.

 

Por intermediação do Conselho do Idoso, do policial Rafael Gomes e do comandante da guarnição da Polícia Militar, o caso foi encaminhado para ser firmado um documento de responsabilidade da cuidadora, evitando que a senhora Maria Remígio fique sozinha, como vem sendo registrado diariamente.

 

O Conselho da Pessoa Idosa do Município de Patos está preparando um relatório completo do caso para dar ciência aos órgãos de proteção e um termo técnico para que se cumpra a determinação para evitar que a idosa fique sozinha, como vem ocorrendo. O Ministério Público Estadual (MPE) vai tomar conhecimento e uma reunião do conselho vai aprofundar o caso.

 

Jozivan Antero – Polêmica Patos