Pedro perde nas urnas, mas sai forte do pleito e se consolida como nome expressivo da oposição na Paraíba; entenda os números

31/10/2022 - 11:44 - Política

Compartilhe:
Pedro perde nas urnas, mas sai forte do pleito e se consolida como nome expressivo da oposição na Paraíba; entenda os números

Pedro perde nas urnas, mas sai do pleito e se consolida com nome forte da oposição na Paraíba; entenda os números

Aniversário Patos PB

 

Com 100% das urnas apuradas na Paraíba, o governador João Azevêo (PSB) conseguiu a reeleição com pouco mais de 117 mil votos de diferença. Uma votação substancial. Mas se analisar em uma comparação com o primeiro turno, Pedro sai fortalecido como liderança na Paraíba. Os números afirmam  isso.

 

No primeiro turno, Pedro teve pouco mais de 23% dos votos, que corresponde a cerca de 520 mil votos. Já no segundo turno, ele mais que dobra a votação, chegando ao total de 1.104.963 votos válidos, que equivale a 47,49%.

 

Um grande feito político, apesar de não ter conseguido se eleger. Pedro mostra força em Campina Grande e, sobretudo, na grande João Pessoa, onde os governadores sempre venceram, João perdeu. 

 

O oposto também é verdadeiro. Os Cunha Lima nunca vencem na capital, mas agora saiu à frente não só em João Pessoa, mas na maior parte dos municípios da região metropolitana.

 

Blog do Jordan Bezerra | Eleições 2022