24/11/2022 - 10:03 - Política
image.png
O prefeito interino de São Mamede, Chaguinha Lopes, participou ontem, 22, na cidade de Patos, de evento da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido – SEAFDS, no auditório da UFCG. O encontro foi marcado pela assinatura do termo de adesão ao Garantia Safra 2022/2023.
Também estiveram presentes, o secretário de agricultura de São Mamede, Kival Júnior, e o diretor do setor agrário Salvino Neto.
"O garantia safra é de suma importância para os agricultores, produtores rurais, pecuaristas. É um benefício pontual que será habilitado em caso de seca com perda de safra, no próximo ano", disse Chaguinha.
Vale lembrar que esse seguro também se aplica nas ocorrências de enchentes e inundações, que cheguem a ser registradas na região.
O evento também debateu sobre o Serviço de Inspeção Municipal - SIM no Território Médio Sertão, objetivando facilitar o acesso de gestores e gestoras municipais ao consórcio.
Chaguinha explicou que o município que aderir ao SIM tem a responsabilidade de criar um sistema de inspeção sanitária para atestar os produtos dos agricultores que poderão ser comercializados na Paraíba e no Brasil.
“Estamos ainda em fase de análise, de conversação e participação em reuniões, como esta, aqui, com representantes do governo estadual e federal para vermos a possibilidade de adesão ao selo SIM”, ponderou.
Para Kival Júnior, o selo vai destravar a entrada dos produtos da agricultura familiar no comércio. E "com a inspeção, atestando a qualidade do produto, o agricultor estará apto a comercializar, por exemplo, em Patos e em outras cidades da região".
Já o secretário de estado da agricultura familiar, Bivar de Souza Duda, destacou a descentralização das atividades da pasta, como o termo de adesão ao Garantia Safra sendo que as atividades ocorrem por território, facilitando o deslocamento dos prefeitos.
Assessoria
© Copyright 2018 - 2025 - Todos os direitos reservados - Painel de controle