Avanço: ALPB aprova por grande maioria projeto que acaba com voto secreto da eleição da Mesa Diretora; veja

13/12/2022 - 14:57 - Política

Compartilhe:
Avanço: ALPB aprova por grande maioria projeto que acaba com  voto secreto da eleição da Mesa Diretora; veja

Avanço: ALPB aprova por grande maioria projeto que acaba com voto secreto da eleição da Mesa Diretora; veja

 

Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, na manhã desta terça-feira (13), o Projeto de Resolução (PR) 474/2022, que determina a votação aberta para eleição da Mesa Diretora da Casa Epitácio Pessoa. A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da ALPB havia aprovado o projeto na última quarta-feira (7), que foi votado hoje.

 

Dos 36 deputados da Casa Legislativa, apenas seis votaram contra a aprovação do projeto. A maioria decidiu que a eleição tem que ser em voto aberto, transparente. Discordaram da transparência, pela permanência do voto secreto os deputados Eduardo Carneiro, Inácio Falcão, Hervázio Bezerra, Camila Toscano, Taciano Diniz e Galego de Sousa.

 

Ainda de acordo com o projeto, assinado pelos deputados Adriano Galdino (Republicanos), João Gonçalves (PSB) e Bosco Carneiro (Republicanos), a eleição da Mesa precisa ser com votação aberta e processo nominal, de forma presencial, exigida a maioria de votos, contando com a maioria absoluta dos deputados, não mais com voto secreto.


O deputado Anderson Monteiro defendeu a proposta e disse que o voto aberto serve para que a população saiba como está se comportando o deputado em quem votou.

 

"Eu sou a favor que seja aberto pra tudo. Esse controle social que a gente tem que enaltecer", opinou.


Já a deputada estadual, Camila Toscano (PSDB) é uma das parlamentares contrárias. Para ela, decisão tiraria a autonomia dos deputados.


Ainda segundo a proposta em questão, para que um candidato se candidate a presidente da ALPB ele precisa ter o apoio de no mínimo 1/3 dos parlamentares. Um ponto polêmico diz respeito à proximidade entre a aprovação do projeto e a próxima votação, que acontece no dia 1ª de fevereiro de 2023.

 

Blog do Jordan Bezerra | Política

Com informações do ClickPB