'Forças ocultas' queriam melar acordo feito por mim, Arimateia e Hugo Motta, diz presidente da Câmara de Santa Terezinha; vídeo

05/01/2023 - 11:29 - Política

Compartilhe:
\\\'Forças ocultas\\\' queriam melar acordo feito por mim, Arimateia e Hugo Motta, diz  presidente da Câmara de Santa Terezinha; vídeo

 

O Blog do Jordan Bezerra conversou nesta quarta-feira, dia 4 de janeiro, no primeiro programa do Bate Papo com Jordan Bezerra do ano de 2023, com os vereadores de Santa Terezinha, o presidente da Câmara Municipal Damião de Seli, como é mais conhecido no município, e Francisco Bezerra, vice-presidente. Durante uma hora, ambos falaram sobre os seus projetos, suas trajetórias políticas, sobre a gestão municipal e também do embate para a eleição da Mesa Diretora.



Inicialmente o presidente Damião de Seli se apresentou, falando da sua humilde origem, e disse que o gosto pela política nasceu porque a família Trajano já tinha esse repertório na política, e ele cresceu ouvindo referências na política de Santa Terezinha, como Severino Pereira, Naíde Cabral, para citar alguns. Para Damião, isso fez com que ele ganhasse uma admiração pela política.



Já o vereador Francisco Bezerra, falando sobre esse tema, disse que o seu gosto político nasceu, aos seus 7 anos, na Fazenda Loreto, município de Santa Terezinha, em um comício do saudoso Silvino Corsino, ex-prefeito da cidade. De acordo com o vereador, teve esse despertar e daquele momento em diante conseguiu ingressar na política ainda na sua vida estudantil, como presidente de turma na Escola João Noberto e, posteriormente, no Monsenhor Vieira, sucedendo Jamerson Ferreira, sendo o primeiro presidente eleito de fora de Patos para comandar o maior colégio estadual do Sertão.



Damião de Seli falou do acordo que houve no momento em que ele foi eleito pelo PSDB, mas, em uma conversa com o deputado federal Hugo Motta, por quem tem muito respeito, e, posteriormente, com o prefeito Arimateia, foi decidido que ele votaria em Zé do Egito para o primeiro biênio da Câmara, e no segundo biênio seria eleito. Segundo o vereador, o gestor honrou com a sua palavra e assim cumpriu o acordo. Damião afirmou que houve um pequeno imbróglio com relação à escolha do vice da sua chapa, pois ele já havia feito um acordo, por questão de amizade e afinidade com o vereador Francisco Bezerra. Afirmou que não tem nada contra o, até então, pretendente a vice, Cadmo Cordeiro, mas já havia firmado uma unidade com Francisco. Destacou que alguns vereadores não quiseram formar essa chapa, havendo, portanto, um impasse. A questão foi resolvida através de um sorteio e Francisco Bezerra foi o selecionado, por isso ocupa o posto de vice, e fará, segundo Damião, um excelente governo ao seu lado.



Durante o diálogo, Francisco Bezerra mencionou a sua trajetória como Conselheiro Tutelar, na primeira turma, recebendo apenas meio salário mínimo, uma equipe composta por ele, Damião, Celiane de Dona Dalva, Celiane sobrinha de Antônio de Nelson e Maria de Tetéu. De acordo com o vereador, foram eleitos e reeleitos, sendo esse trabalho uma espécie de termômetro da relação dos servidores com a população.



Já Damião de Seli, contou que lançou seu nome e foi eleito o mais votado do seu partido e agora recebe essa nova responsabilidade, que é governar a Câmara. Afirmou que não quer ser um chefe, mas sim um líder, quer dialogar com todos os vereadores, que o elegeram de forma unânime, um fato histórico no município.



Francisco Bezerra falou de sua trajetória como presidente na Câmara, na qual conseguiu desenvolver diversos projetos, como as sessões itinerantes realizadas nas comunidades, a redução do recesso parlamentar, que era muito extenso, sem qualquer justificativa, e também um acervo político de nomes históricos, do período de 62 a 92, que estavam em aberto. O vereador fez um registro fotográfico para implementar esses nomes nos registros da Câmara Municipal.



Damião de Seli voltou a falar sobre o embate político na escolha de seu vice. O vereador afirmou que, embora houvesse um consenso entre alguns, existiam certas “forças ocultas” querendo atrapalhar o acordo feito entre ele, Hugo Motta e o prefeito Arimateia. Damião afirmou que a Câmara irá se comportar como o poder independente que é, o que for bom para o povo será aprovado, e o que for de negativo será fiscalizado.



Sobre a atual gestão, o vereador Francisco Bezerra defendeu o nome de Mariinha como vice em uma possível reeleição do prefeito Arimateia, e disse que em time que está ganhando não se mexe. Afirmou que Mariinha agregou muito para o grupo, e lembrou que foi ele, com o aval do gestor Arimateia, quem trouxe Mariinha para compor a chapa. Destacou que Mariinha é uma pessoa humilde, de uma grande família, que vem fazendo um excelente trabalho como vice-prefeita. Alegou que aqueles que tiverem o interesse vir para o grupo da base do prefeito serão muito bem recebidos e importantes para somar.



Já o presidente Damião falou sobre seus projetos à frente da Câmara Municipal. Afirmou que tem o interesse de retomar as sessões itinerantes, quer também imitar, no bom sentido, a presidente da Câmara Municipal de Patos, Tide Eduardo, na implantação de um painel digital de led, como fez a presidente em Patos. Afirmou que tem o interesse de buscar melhorias no prédio e sempre respeitar o servidor da Câmara.



O vereador Francisco Bezerra desejou um abençoado 2023 para todos. Afirmou que é um vereador que gosta de visitar o povo, acompanhar de perto a situação do município e de estar próximo da população. Afirmou que o povo de Santa Terezinha pode contar com ele, pois é um vereador que está sempre aberto ao diálogo. Por fim, Damião de Seli agradeceu pelo convite e parabenizou o Blog do Jordan Bezerra, destacando que é um dos melhores sites de informação da Paraíba, com seu trabalho sério. Afirmou que foi a primeira visita de muitas que virão. O vereador deixou uma mensagem de paz e amor a todos, e alegou que tem o objetivo de trabalhar pelo bem da cidade de Santa Terezinha.



Blog do Jordan Bezerra


Fotos

Vídeos