Vigilância Ambiental aponta que Patos está com alto risco de epidemia da dengue, e coordenador faz recomendações; Ouça

25/01/2023 - 09:44 - Política

Compartilhe:
Vigilância Ambiental aponta que Patos está com alto risco de epidemia da dengue, e coordenador faz recomendações; Ouça

Vigilância Ambiental aponta que Patos está com alto risco de epidemia da dengue, e coordenador faz recomendações

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Patos-PB realizou entre os dias 16 e 20 de janeiro, o primeiro Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2023.

 

O coordenador da Vigilância Ambiental Municipal de Patos, José Júnior de Medeiros, lembra que o estudo serve como carta norteadora para o município elaborar e aplicar as estratégias de combate ao Aedes aegypti, que é o mosquito transmissor das doenças conhecidas como dengue, zika e chikungunya.

 

O coordenador da Vigilância Ambiental Municipal de Patos fez um relato de que em 2022 o ano fechou com o índice em 2.2%, que representa o médio risco de epidemia pelo Aedes.

 

Contudo, ele ressalta que após o início das chuvas agora em janeiro, o resultado deste primeiro LIRAa do ano apontou o índice de 4,5% de infestação predial – que representa um alto risco de epidemia da dengue.


Diante disso, os agentes de endemias estão intensificando as visitas domiciliares e orientando a população. O trabalho também conta com o apoio dos agentes comunitários de saúde do município.


Por último, De Medeiros reforça que além das ações do município, o mais é importante é a população ficar atenta aos cuidados preventivos, como evitar água parada e suja em qualquer depósito ou recipiente que seja.


Ouça mais detalhes no áudio que segue abaixo:

 

 

Patos Online

Áudio: Wânia Nóbrega | Rádio Espinharas FM


Áudios

José Júnior de Medeiros - coordenador da Vigilância Ambiental Municipal de Patos