Servidores denunciam prefeito de Areia de Baraúnas, Antônio Macedo, por falta de pagamento de insalubridades e cortes de gratificações; gestão diz que Câmara precisa votar projeto

31/01/2023 - 10:37 - Política

Compartilhe:
Servidores denunciam prefeito de Areia de Baraúnas, Antônio Macedo, por falta de pagamento de insalubridades e cortes de gratificações; gestão diz que Câmara precisa votar projeto

Servidores denunciam prefeito de Areia de Baraúnas, Antônio Macedo, por falta de pagamento de insalubridades e cortes de gratificações

 

Servidores públicos e prestadores de serviço de Areia de Baraúnas procuraram a imprensa para denunciar o prefeito da cidade, Antônio Macedo (PROS), nesta terça-feira, dia 31 de janeiro. Segundo alguns servidores, o prefeito não vem cumprindo o pagamento de insalubridades dos Agentes de Saúde e de Endemias, apesar de ter recursos em caixa.

 

Além disso, o prefeito está sendo acusado de ter cortado gratificações de enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem, professores e outros. A reportagem do Blog do Jordan Bezerra foi procurada por um servidor,m que preferiu não se identificar, na noite dessa segunda-feira, dia 30, para também denunciar os descasos. 

 

O Sindicato afirmou que a prefeitura tem recursos para manter as gratificações e fazer os ajustes no pagamentos dos ACS'S e ACE's. A organização está marcando uma reunião urgente para debater o assunto e organizar uma paralisação na cidade. 

 

"Os do agente de saúde, o ministério passou o repasse, porém eles receberam sem o aumento também. E o prefeito Antonio Macedo, de Areia de Baraúnas, tirou a gratificação (Enfermeira, téc. Enfermagem, Dentista, etc). Não sei dos motoristas", disse um representante do Sindicato.

 

A reportagem do Blog do Jordan Bezerra entrou em contato com o procurador do município, Maicon Minervino, que explicou a situação. Ele argumentou que a Câmara Municipal de Areia de Baraúnas ainda não votou o projeto sobre esses pagamentos de insalubridades e, por isso, a prefeitura fica impedida de fazer os repasses. 

 

Já com relação aos cortes de gratificações, o procurador disse que a prefeitura se viu obrigada a fazer os cortes por necessidade financeira, contrariando o que afirmou o Sindicato, sobre os recursos estarem em caixa. 

 

"Esse projeto será votado na Câmara para poder repassar para os agentes, será votado no próximo sábado, dia 3, e não terá prejuízos aos servidores porque serão implementados na folha. Mas com relação às gratificações, é um ajuste fiscal que o prefeito está fazendo nos três meses, janeiro, fevereiro e março. Só foram mantidas as gratificações determinadas por Lei, mas todas as gratificações foram cortadas, não só de enfermeiros e dentistas, mas de todos", explicou o procurador. 

 

Ouça outros detalhes no áudio que segue:

 

Blog do Jordan Bezerra | Política 


Áudios

Maicon Minervino - procurador Areia de Baraúnas