Alunos de Paulista, na Paraíba, atravessam rio andando para ir à escola; Veja fotos

05/04/2023 - 16:43 - Política

Compartilhe:
Alunos de Paulista, na Paraíba, atravessam rio andando para ir à escola; Veja fotos

Alunos de Paulista, na Paraíba, atravessam rio andando para ir à escola

 

Alguns estudantes de Paulista, no sertão da Paraíba, estão tendo que atravessar um rio andando para ir à escola diariamente. Com as fortes chuvas que caem na região, uma ponte que havia no local foi levada pela enchurrada e deixou a comunidade ilhada. Há cerca de oito dias, a ponte ainda não foi refeita.

 

Fato é que os alunos chegam à escola com os pés cheios de lama, com a roupa suja, como é possível ver nas fotos abaixo. Vários trabalhadores da região também precisam enfrentar a mesma situação e passam pela lama para ir ao trabalho. 

 

Já as crianças estão sem ir às creches porque não tem tamanho e condições de atravessarem o rio. Ao portal MaisPB, a professora Fátima Ribeiro disse que, apesar de a ponte ter quebrado nesses dias, a situação se repete há mais de dez anos.

 

“Enfrentamos uma situação há décadas no período das cheias, ficamos ilhados e nesse ano a situação piorou porque a ponte do riacho quebrou há mais de 8 dias e nada foi feito para consertar”, explicou a professora.

 

Fátima Ribeiro disse ainda que esse problema está prejudicando a aprendizagem dos alunos e sua participação nas aulas. Os alunos vão a pé do rio até a cidade, sendo que algumas escolas ficam no outro extremo do município, o que faz com que eles precisem andar um longo percurso a pé.

 

 “Os alunos estão chegando no final da segunda aula e precisam sair de 10h40 para poder fazer o percurso de volta para a conoa. A prefeitura diz que vai resolver, mas não dá uma resposta concreta, esse ano as coisas pioraram, porque retiraram muita areia desse riacho e houve a contratação de um açude que sangra para dentro desse riacho causando uma enchente maior”, finalizou.

 

Veja imagens abaixo:


 

“Precisamos com urgência da construção das pontes para o município. Somos uma população esquecida”, desabafou a professora.

 

Blog do Jordan Bezerra | Política

Com informações do MaisPB