IBGE de Patos divulga números do censo 2022; município teve número de habitantes reduzido

12/04/2023 - 09:08 - Política

Compartilhe:
IBGE de Patos divulga números do censo 2022; município teve número de habitantes reduzido

IBGE de Patos divulga números do censo 2022; município teve número de habitantes reduzido

 

O chefe do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em Patos (IBGE) divulgou nessa terça-feira, dia 11, os dados do censo 2022, que foi concluído agora. Muitos estiveram presentes, como a presidente da Câmara de Patos, Tide Eduardo, e outros vereadores, além do vice-prefeito Jacob Souto. 

 

Um fato que chamou a atenção foi um dado expressado pelo órgão quanto ao número de habitantes de Patos. Existia uma estimativa antiga para 2021 que seria o aumento desse número, mas a contagem revelou que na verdade caiu a quantidade de pessoas que moram em Patos: 103.199 pessoas. 

 

Na explanação, o chefe da unidade disse que houve dificuldade dos agentes em coletar os números. Quase 1.000 entrevistados se recusaram a ceder informações ao censo. Segundo Genival Júnior, jornalista que estava presente, citou que um dos recenseadores chegou a voltar na mesma casa 16 vezes, mas mesmo assim não foi possível realizar a pesquisa. Outros puxaram arma para os agentes, agrediram com palavras de baixo calão e outras situações.

 

Uma problemática que precisa ser resolvida urgentemente. 

 

Talvez apenas a Justiça Eleitoral poderá resolver essa situação. Muitos dizem que não mora em Patos, que mora ou trabalha em outras cidades, mas uma peneira no órgão poderá resolver o problema. Muitos não querem dizer que moram em Patos, mas quando precisam do serviço buscam a cidade. O que prejudica a cidade no fim. 

 

Alguém pode perguntar: essas mil casas que não abriram as portas ficaram de fora do censo? A resposta é não. A equipe faz uma média baseada em todos os domicílios, dividindo pelo total, segundo o chefe da unidade. Apesar disso, o correto seria que todo cidadão cooperasse com o censo. 

 

Blog do Jordan Bezerra | Política