STJ determina que Polícia Federal siga investigando prefeito de São Mamede, Umberto Jefferson, após Operação Festa no Terreiro

09/05/2023 - 10:47 - Política

Compartilhe:
STJ determina que Polícia Federal siga investigando prefeito de São Mamede, Umberto Jefferson, após Operação Festa no Terreiro

STJ determina que Polícia Federal siga investigando prefeito de São Mamede, Umberto Jefferson, após Operação Festa no Terreiro

 

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou um pedido da defesa do prefeito de São Mamede, Umberto Jefferson, para encerrar a investigação contra ele com relação à Operação Policial Festa no Terreiro. Nessa sexta-feira, dia 5, o ministro João Batista Moreira negou o pedido e determinou  que a Polícia Federal siga investigando e apurando os fatos descobertos no âmbito da operação. 

 

A PF desencadeou a investigação, em março deste ano, após uma denúncia de desvio de recursos públicos equivalente a cerca de R$ 8 milhões em obras e ações da prefeitura. O objetivo era combater o citado desvio através de fraudes. 

 

O prefeito está sendo investigado por supstamente ter praticado crime contra a Administração Pública, crimes licitatórios, de formação de organização criminosa. No decorrer da operação, a PF deu cumprimento a dez mandados de busca e apreensão.

 

O que diz a defesa? 

 

Os advogados de Dr. Umberto Jefferson dizem que a operação da Polícia Federal é ilegal, uma vez que os crimes citados pela acusação envolvem recursos da prefeitura, âmbito municipal. Desta forma, a investigação deveria estar a cargo da Polícia Civil da Paraíba. 

 

“Requer deferimento da ordem para determinar o trancamento do inquérito policial, conduzido por delegado da Polícia Federal com o encaminhamento do procedimento criminal para a Polícia Civil da Paraíba. Alternativamente, requer o reconhecimento da ilegalidade, por falta de atribuições, das investigações realizadas pela Polícia Federal”, questionou a defesa.

 

Já o ministro João Batista Moreira, do STJ, diz que a ação foi ordenada por um desenbargador em decisão monocrática, sem a interferência colegiada do Tribunal de Justiça da Paraíba, o que “inviabiliza seu conhecimento pelo Superior Tribunal de Justiça, pois não se trata de decisão de última instância”.

 

Sobre a Operação 'Festa do Terreiro' 


A Polícia Federal desencadeou a Operação Festa no Terreiro após o primeiro turno das eleições de 2022. Trata-se de um desdobramento da Operação 'Bleeder', esta desencadeada em 14 de outubro de 2022. 

 

A operação recebeu este nome porque é o termo utilizado pelos investigados para comemorar os resultados "positivos" das licitações fraudulentas. De acordo com a Polícia Federal, a operação foi motivada pela necessidade de combater um forte esquema de corrupção, direcionamento de licitações públicas, desviou de dinheiro, corrupção, lavagem de dinheiro e por terem causado prejuízo de cerca de R$ 8 milhões aos cofres públicos. 

 

O outro lado 

 

A reportagem do Blog do Jordan Bezerra entrou em contato com o prefeito e com sua defesa, mas ambos não quiseram se pronunciar sobre as acusações e desdobramentos da investigação. O espaço segue aberto para possíveis esclarecimentos. 

 

Blog do Jordan Bezerra | Política