Economista comenta impacto positivo com a redução do preço dos combustíveis; ouça

18/05/2023 - 19:05 - Política

Compartilhe:
Economista comenta impacto positivo com a redução do preço dos combustíveis; ouça

Economista comenta impacto positivo com a redução do preço dos combustíveis

 

A reportagem do Blog do Jordan Bezerra conversou com a economista Roberta Trindade, na tarde desta quinta-feira, dia 18, para falar sobre o anúncio do Governo Federal com relação à redução do preço dos combustíveis  no Brasil. 

 

Em uma análise sobre os possíveis impactos na redução dos valores, em especial da gasolina e do gás de cozinha, Roberta explicou como a medida pode favorecer a economia do país, como vistas e reduzir a inflação. A especialista aproveitou para fazer consideraçõe sobre a mudança na política de preços da Petrobrás em relação ao preços praticados pelo mercado internacional. 

 

"Diante das notícias de baixar o preço dos combustíveis, tão esperada pelo mercado há um bom tempo, é notório que as pessoas já estejam ansiosos. Essa redução faz parte de um plano de adequação de se ter uma política econômica brasileira. Anteriormente, a política econômica refere-se à paridade com o mercado internacional, mas essa separação garante liberdade para que o Brasil tenha uma política própria, autônoma, para que possa determinar o momento certo de fazer alguns ajustes, graças a Deus, desta vez fazendo uma importante redução. O impacto disso, de forma prática, será a possibilidade de ter uma folga naquilo que é planejamento orçamentário para cada família, principalmente aquelas que precisam de todos os tipos de combustíveis", argumentou a especialista. 

 

Segundo Roberta, reduzir o gás de cozinha é essencial para garantir maior possibilidade de compras às famílias, o que, de certa forma, democratiza mais a distribuição de renda e a geração de movimentação na economia. 

 

"Com relação ao gás de cozinha, possibilidade de economizar já na realização básica da planilha de necessidades básicas de vida.  Se vai haver uma redução, espera-se também que o preço de outros produtos caia, supermercados, farmácias, confecções, enfim, todos os produtos. Se houver realmente esse efeito de fazer uma redução de pelo menos 5% em todos os produtos, porque deveria ser de 8%, mas nós já sairemos ganhando de alguma forma. Esperamos então de outroas políticas que se juntem a essa e que possam favorecer cada vez mais o controle inflacionário", explicou a especialista. 

 

Ouça a aanálise de Roberta Trindate abaixo:

 

Blog do Jordan Bezerra | Economia 


Áudios

Economista comenta impacto positivo na redução do preço dos combustíveis; ouça