Evento reúne lideranças da esquerda na Paraíba: mas como fica a disputa para 2024?

30/05/2023 - 10:27 - Política

Compartilhe:
Evento reúne lideranças da esquerda na Paraíba: mas como fica a disputa para 2024?

Evento reúne lideranças da esquerda na Paraíba: mas como fica a disputa para 2024?

 

Um evento político reuniu vários nomes dos principais partidos da Paraíba, no último sábado (27). Sob o pretexto de defender a democracia e a união dos agentes da esquerda do estado, o encontro foi marcado por fortes discursos, mas o que chamou a atenção mesmo foi a presença do governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), que saiu como a estrela da noite. 

 

O evento conseguiu reunir a esquerda paraibana, mas a questão que fica é: como será em 2024? 

 

Vai ser necessário habilidade política para manter a esquerda unida até o pleito eleitoral, quando todos terão interesses próprios. 

 

O governador vem declarando que se manterá aliado ao prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas), mas seu partido comanda o Centrão no estado, e que, portanto, não agrada muito os aliados da esquerda, em especial o Partido dos Trabalhadores. 

 

Embora o foco do evento não tenha sido debater as eleições no estado, os discursos deixaram marcas e recados. Por ser a liderança política da Paraíba, o PSB quer o protagonismo, mesmo apoiando Cícero. 

 

Entram na discussão também o PV e o PCdB, que apesar de já terem declarado apoio a Cícero, também querem disputar as eleições com protagonismo. O debater vai render, pois faltam Rede Sustentabilidade, Agir 36, PMN, PDT e Solidariedade.


Segundo o PSOL, não participou do evento porque "foi informado em cima da hora". Este também firmou que não vai apoiar Cícero para prefeito de João Pessoa e anunciou que lançará candidatrua própria. 

 

Fato é que João Azevêdo deverá mostrar habilidade de articulação política para manter os partidos de esquerda unidos e, quem sabe, manter a direita longe do poder. Há pano pra manga e, até lá, muita água vai rolar. 

 

Como o governador bem ressalta, é preciso união para vencer a direita e, com isso, evitar a volta da extrema direita ao poder. Mas como fazer isso? O tempo dirá.

 

Blog do Jordan Bezerra | Política