TSE tira Bolsonaro de cena por oito anos; políticos de direita na Paraíba comentam

30/06/2023 - 15:58 - Política

Compartilhe:
TSE tira Bolsonaro de cena por oito anos; políticos de direita na Paraíba comentam

TSE tira Bolsonaro de cena por oito anos; políticos de direita na Paraíba comentam

 

Na manhã desta sexta-feira, dia 30 de junho, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) condenou o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) a ficar oito anos inelegívelpor conta de uma reunião com embaixadores no Palácio do Planalto, em 2022, quando o ex-presidente teria "atacado o sistema eleitoral de votação". 

 

A ação foi movida pela diretoria nacional do partido PDT. O relator do processo, o ministro Benedito Gonçalves foi o primeiro a votar pela condenação. A decisão ficou nas mãos da ministra Carmen Lúcia, que acompanhou o ministro. Os ministros Floriano Marques, André Ramos Tavares e  Alexandre de Moraes, presidente do TSE, também votaram pela conendação do ex-presidente.

 

Sobre esse processo, os políticos que representam a direita paraibana externação preocupação com o que chamam de "ativismo político" dentro do Poder Judiciário, fazendo referência a suposta perseguição política pela qual estaria passando o ex-presidente. Segundo os políticos paraibanos de direita, o objetivo é neutralizar Bolsonaro, impedindo que ele volte em um próximo pleito eleitoral. 

 

Para o deputado federal Cabo Gilberto, a decisão da corte é arbitrária, uma vez que não tem "fundamentação". Segundo o deputado, trata-se de abuso de poder da corte. 

 

“Um ataque direto à democracia, cassaram Bolsonaro a despeito da lei, sem fundamentação, apenas ativismo judicial, está sendo processo de abuso de poder político, a legislação é clara, para se cometer abuso vc tem que ser beneficiado, qual o beneficio que Bolsonaro teve?”, comentou o deputado. 

 

Já o jornalista Nilvan Ferreira, apoiador do ex-presidente, a corte buscou uma forma de "tirar Bolsonaro de cena", fazendo relação com os pleitos futuros para presidência. 

 

“Apenas queriam uma desculpa pra tirar Bolsonaro de cena, do cenário de disputa. Eles estão tornando Bolsonaro inelegível, mas estão transformando Bolsonaro num líder muito maior, porque a população vai perceber que tudo isso é o sistema que termina por tentar excluir um líder popular com tanta envergadura quanto Bolsonaro”, afirmou Nilvan Ferreira.

 

O deputado estadual Walber Virgolino escreveu em suas redes sociais:

 

"Infelizmente, é o BRAZELLL. Hoje se apaga o MITO e nasce uma LENDA. Minha solidariedade ao presidente Jair Messias Bolsonaro e a todos conservadores do Brasil. 2026 é logo ali e vamos pra cima deles". 

 

Veja no vídeo abaixo a sessão do TSE que condenou o ex-presidente:

 


 

Blog do Jordan Bezerra | Política