TRE da Paraíba cassa chapa do PROS de São Bento por fraudes nas eleições de 2020

14/07/2023 - 09:51 - Política

Compartilhe:
TRE da Paraíba cassa chapa do PROS de São Bento por fraudes nas eleições de 2020

TRE da Paraíba cassa chapa do PROS de São Bento por fraudes nas eleições de 2020

 

A chapa do partido PROS foi cassa pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) em São bento nesta quinta-feira, dia 13 de julho, durante a sessão ordinária do órgão. A vereadora Joyciene Lúcio e os suplentes de vereadores do partido tiveram os diplomas e registros de candidatura cassados pelo tribunal. 

 

O PROS recorreu da decisão, mas o recuso destsa vez foi negado pelo TRE, e o relator Bianor Arruda Bezerra Neto votou pela cassação da chapa, reconhecendo que houve fruades e abuso de poder contra as cotas de gênero na cidade. 

 

O Tribunal confirmou ainda que houve candidatura de mulheres inexistentes e que não participaram efetivamente do pleito eleitoral, mas foram registradas apenas para completar as cotas exigidas pela lei. 

 

De acordo com o TRE, Rosa Maria Diniz Alves Dutra, Mailane da Costa Almeida, Suzicarla dos Santos Medeiros e Carmenleide dos Santos Monteiro foram registradas para forjar a porcentagem e tentaram enganar o órgão eleitoral. Elas tiveram os direitos políticos cassados pelo tribunal e estão inelegíceis. 

 

Agora, os votos serão recontados e redistribuídos entre os demais partidos da cidade. 

 

Os advogados de defesa, entretanto, mostraram fotos das candidatas pedindo fotos pelas ruas de São Bento, mas isso não foi suficiente para convencer o tribunal. O Ministério Público Eleitoral (MPE) e o relator do caso contestaram as versões dos advogados.

 

Blog do Jordan Bezerra | Política